Oásis para o coração das pessoas
  • ARTIGOS

Oásis para o coração das pessoas

Presidente Ikeda esclarece que as reuniões de palestra da Soka Gakkai são microcosmos da harmonia humana

Discurso do presidente Ikeda adaptado do diálogo sobre o livro A Sabedoria do Sutra do Lótus, v. 2, publicado em japonês em novembro de 1996.


As reuniões de palestra são um caudaloso rio e todas as demais atividades, afluentes. Atividades para promover a amizade e compreensão sobre o nosso movimento e os diversos tipos de eventos que promovemos deságuam no grande rio denominado reunião de palestra e seguem em direção ao vasto oceano da era do povo. Ao longo das duas margens desse rio há extensos campos férteis de cultura humanística produzindo frutos ricos e abundantes.


O Sr. Toda costumava dizer:

Makiguchi sensei sempre se certificava de chegar ao local das reuniões antes de todos. Quando o primeiro participante aparecia, ele o estimulava a dialogar com toda sinceridade. Então, quando o segundo e o terceiro chegavam, ele os incluía na conversa, compartilhando o budismo com grande esmero e cordialidade de sua parte. 1

Josei Toda também dizia:

“Se vier apenas uma pessoa à reunião, está ótimo. Devote toda a sua energia para lhe explicar o Budismo Nichiren, compartilhe suas experiências na prática budista e converse sinceramente sobre o kosen-rufu e a vida. Se vierem duas pessoas, melhor ainda! Fale sobre o Gohonzon e faça desse encontro um momento inspirador para elas. Se três pessoas aparecerem, considere um excelente comparecimento!” 2


O diálogo de vida a vida é sempre mais efetivo do que somente dar ordens às pessoas ao redor. E pelo fato de o diálogo envolver seres humanos distintos é necessário que respeitemos e valorizemos o outro. Este é o ponto fundamental para que as reuniões de palestra sejam animadas e enriquecedoras.

Na Soka Gakkai, quando nos referimos à “tradição das reuniões de palestra”, não significa que as fazemos há muitos anos, e sim se refere ao espírito de valorizar cada indivíduo.

O compromisso da Soka Gakkai sempre foi incentivar as pessoas comuns, honestas e trabalhadoras do mundo inteiro. Essa é a essência das nossas reuniões de palestra. Aos olhos da sociedade, nossas atividades podem parecer muito simples e modestas, envolvendo um pequeno número de indivíduos que não são especialmente notáveis. Essas reuniões se fundamentam, porém, numa profunda filosofia que ensina sobre a Lei que permeia todo o universo. Esses encontros têm um calor que abraça a todos, exalam uma esperança transbordante e irreprimível capaz até de reerguer àqueles mergulhados no sofrimento do carma.


São alegres, inspiradoras e muitas vezes emocionantes. As reuniões de palestra da Soka Gakkai são oásis onde as pessoas comuns se reúnem; elas reverberam o espírito de renovada determinação e gratidão, em que o sofrimento se transforma em coragem e o cansaço numa agradável sensação de realização.

Essas atividades em pequenos grupos são microcosmos da harmonia humana, democracia em ação, coração pulsante do kosen-rufu conectando fé, famílias e comunidade local. São encontros onde predominam o espírito sincero do Sutra do Lótus de auxiliar todos os preciosos membros da organização e nossos amigos a se tornarem felizes.

O Sutra do Lótus, o ensinamento supremo do buda Shakyamuni é, em si, uma reunião de palestra em grande escala, um encontro de pessoas que buscam seriamente o sentido e o propósito da vida. Shakyamuni responde às questões deles com total sinceridade, relatando suas experiências pessoais e empregando analogias e parábolas. Aqueles que observam e acompanham esse diálogo experimentam a grande alegria de expandir o próprio estado de vida. Uma determinação radiante ilumina toda a assembleia, causando uma reação espiritual em cadeia, e se estabelece uma sublime interação de vida a vida.


O presidente Makiguchi denominava as reuniões de palestra “reuniões que oferecem provas experimentais de uma vida de grande virtude”. Desse modo, ele queria demonstrar com exemplos reais em nossa vida, de uma forma convincente para todos o maravilhoso efeito da aplicação de nossa fé budista, baseada na Lei Mística, no mundo real, os frutos de uma vida de revolução humana dedicada ao bem-estar dos outros e da sociedade. As reuniões de palestra da Soka Gakkai, desde os primórdios da organização, são abertas e acessíveis a todos. São fóruns populares para infundir sabedoria e vitalidade na sociedade.

Nelas, presenciamos relatos de experiência compartilhando benefícios conquistados praticando o Budismo Nichiren, e ganhamos um novo estímulo e determinação: “Elas lutaram e venceram; eu também posso transformar meu destino. Hei de conseguir!”. Também aplaudimos os esforços daquelas que estão se empenhando arduamente e decidimos seguir o exemplo desenvolvendo-nos como elas.


Makiguchi sensei foi preso (em 6 de julho de 1943) em Shimoda, Izu, onde fora participar de uma reunião de palestra. Na época, elas eram realizadas sob a vigilância da Polícia Secreta do Japão — conhecida como Polícia do Pensamento. Tsunesaburo Makiguchi, no entanto, permaneceu sereno; recusou-se, mesmo ao ser pressionado repetidamente a aceitar o talismã xintoísta [imposto pelas autoridades militaristas para unificar o país nos esforços de guerra]. Nesse sentido, as reuniões de palestra representavam um campo de batalha feroz da luta espiritual contra a autoridade opressiva do governo.

Também podemos interpretar que a luta do próprio Nichiren Daishonin pela reforma religiosa se iniciou com pequenos diálogos em grupos que pareciam, de certa forma, em reuniões de palestra. A tradição existente por trás das reuniões de palestra é o nobre espírito de luta que se origina de Nichiren Daishonin, e foi mantida tanto pelo presidente Makiguchi como pelo presidente Josei Toda. Cada reunião de palestra, realizada com espírito de conduzir alegria e energia positiva, reveste-se de imensa relevância.

Por meio delas abriremos um caminho firme e seguro para atravessar o deserto inexplorado da época atual rumo à felicidade para toda a humanidade.



Notas:

1. Traduzido do japonês. MAKIGUCHI, Tsunesaburo. Soka Kyoiku Taikei [Sistema Pedagógico de Criação de Valor]. In: Makiguchi Tsunesaburo Zenshu [Coletânea de Obras de Tsunesaburo Makiguchi]. Tóquio: Daisanbunmei-sha, v. 6, p. 68-69, 1993.

2. O presidente Makiguchi expressou: “A natureza defeituosa dos corruptos faz com que seja impossível para eles se sentirem seguros sozinhos, assim, eles são ágeis em unir forças com os outros e, em particular, procuram se proteger buscando amparo de alguém poderoso” (Ibidem, p. 67-68). Ele afirma também: “Os corruptos estão sempre angustiados pelo risco de serem desmascarados; portanto, facilmente se unem contra um inimigo comum, suportando os constrangimentos e pressões que isso acarreta” (Ibidem, p. 67).


Fonte: Brasil Seikyo, ed. 2. 367, 15 abr. 2017, p. B3

TAGS:ARTIGOS

• comentários •

;