O objetivo do Budismo de Nichiren Daishonin é o kosen-rufu — o estabelecimento do ensinamento correto para a pacificação da terra. Para atingi-lo, é essencial expandirmos os laços de amizade com o maior número de pessoas.
Além disso, fortalecer o alicerce da Soka Gakkai — a organização que surgiu da vontade e da ordem do Buda — é construir a base para estabelecer a paz da nação e adquirir a boa sorte para o futuro eterno de nossa vida. Isso será proporcional à seriedade com que atuamos em prol do kosen-rufu e essa boa sorte envolverá também as nossas futuras gerações. Tudo isso está claramente exposto nos escritos de Nichiren Daishonin.
De toda forma, vamos transmitir a nossa convicção no budismo com alegria, prazer e satisfação. Vamos orar, agir e dialogar — eis o melhor exercício para o fortalecimento da nossa vida. Portanto, vamos ampliar a rede de amizade e confiança por meio do corajoso diálogo. Não há tesouro mais nobre do que a amizade e a confiança.
O que é preciso para promover um bom diálogo? O presidente Toda disse: “A cordialidade, o bom senso e o discernimento são alguns requisitos para criar um bom diálogo. Além disso, é preciso ter uma correta convicção filosófica. O fator determinante é o caráter pessoal”.
Nós abraçamos a verdadeira filosofia de vida que é capaz de proporcionar felicidade a toda a humanidade. Nas atividades da Soka Gakkai temos a oportunidade de polir o nosso caráter.
Durante a guerra, quando as autoridades militares fecharam seu cerco obscuro sobre o Sr. Makiguchi, ele deu continuidade às suas atividades de propagação e a seus diálogos para transmitir a grandiosidade do Budismo de Nichiren Daishonin até o fim. Ele foi preso em Shimoda, na Península de Izu, após ter realizado uma longa jornada de Tóquio até lá para encontrar-se com as pessoas e dialogar com elas.
“A voz executa o trabalho do Buda.” Como é importante conversarmos com as pessoas, engajarmo-nos em diálogos! Armados de paciência e trajando o “manto da cortesia e da tolerância” vamos insistir em sempre falar com os outros com uma voz clara e vibrante. Vamos dialogar de forma calorosa e alegre. Vamos realizar diálogos que inspirem e incentivem; diálogos transbordantes de filosofia. São esses diálogos que abrirão o caminho para um mundo realmente mais humano. E vamos nos empenhar ao máximo para ligar esses diálogos à contínua vitória de nosso movimento.
Não pode ser chamado de diálogo quando uma pessoa constantemente interrompe enquanto a outra está tentando expressar sua opinião, e então formula conclusões radicais. Mesmo que vocês achem que o que alguém está dizendo é um pouco esquisito, em vez de fazer constantemente objeções, deveriam ter a mente ampla para tentar entender seus pontos de vista. Então, a pessoa se sentirá segura e poderá ouvir o que têm a dizer. Nesse sentido, um buda é realmente um mestre no diálogo. Shakyamuni e Daishonin tinham personalidades calorosas que apenas por encontrá-los já proporcionavam às pessoas um sentimento de imensa alegria. Provavelmente por isso, muitas pessoas tinham um imenso prazer em ouvir suas palavras.
O diálogo é o eterno e imutável espírito do budismo. Lançar diretrizes de cima não é diálogo. O diálogo surge quando abrimos o coração, percorremos juntos o caminho da vida e trabalhamos em conjunto.