Pintor francês decide comprar uma casa
  • DIÁLOGOS

Pintor francês decide comprar uma casa

Membro da SGI conversa com presidente Ikeda sobre transformar a condição financeira

Usaremos um exemplo descrito na Nova Revolução Humana (BS, ed. 2.168, 23 fev. 2013):

Shotaro Hasebe era um artista japonês e havia se mudado para a França tentando a sorte com a pintura. Em viagem ao Japão, ele visitou o presidente Ikeda desejando ser orientado se deveria ou não comprar uma casa na França. Sorrindo, o mestre disse:

Kenichiro Uchida

— Isso significa que suas pinturas estão vendendo o suficiente para comprar uma casa.

— Não, discordou Hasebe. — Estou apenas pensando no que devo fazer visando o futuro.

Nota do redator: A resposta veio precisa:

— Em vez do futuro, crie uma condição de comprá-la agora! Eu concordo com a ideia do senhor adquirir uma casa. Para ser aceito pela sociedade francesa, é importante você ter uma residência, criar raízes na comunidade e ganhar a confiança das pessoas.

— O que tem a fazer é decidir que vai comprar uma casa e então recitar fervoroso daimoku para tornar isso realidade. Porém, se sua única motivação for simplesmente querer uma casa, pode levar um longo tempo para sua oração ser respondida.

Nota do redator: Surpreso, Hasebe perguntou:

— Existe uma maneira especial de orar? Ikeda sensei respondeu:

— Sim. Você deve fazer um juramento de realizar o kosen-rufu pela felicidade e prosperidade do povo da França e orar de coração para isso.

— Por exemplo, ore com a seguinte decisão: “Vou dedicar minha vida ao kosen-rufu da França, e para isso preciso de uma casa para ganhar a confiança da comunidade e oferecer aos membros um lugar para se encontrarem. Por favor, Gohonzon, é necessário e quero um lar grande e bonito para esse fim”.

— Recite daimoku com base no juramento seigan desejando alcançar o kosen-rufu mostrando às pessoas a prova real e o caminho da felicidade absoluta. Esse é o mesmo tipo de daimoku recitado por todos os budas e bodisatvas.

Kenichiro Uchida

— Ao orar assim, sua natureza de buda se manifesta e sua condição de vida se eleva a ponto de mover todo o universo. Quando isso acontecer, você realizará seu desejo de comprar uma casa sem falta.

— Por outro lado, se você ora por uma mansão porque quer um bem apenas para si, seu estado de vida não se expande muito e isso causa longa demora em ter seu desejo realizado.

— Para nós, o objetivo da oração é sempre o kosen-rufu. E o daimoku feito com a determinação de contribuir a felicidade das pessoas produz benefícios imensuráveis e ilimitados. Viver por um juramento com foco no kosen-rufu leva à realização de todos os desejos de uma pessoa.

Nota do redator: Hasebe concordava e ouvia com total atenção. Por fim, ouviu do mestre:

— Se comprar uma casa na França, prometo visitá-lo.

— Verdade? Obrigado! — exclamou Hasebe.

Nota do redator: Ele determinou comprar uma casa. Mas não tinha recursos. Como pintor, não tinha renda fixa e tinha pouco dinheiro guardado. E não encontraria um banco que oferecesse empréstimo para estrangeiro. A orientação do Mestre vibrava em seu coração e ele recitava daimoku fervorosamente e procurava o imóvel.

Ele pensava claramente: queria uma casa com espaço para ateliê e com sala para os membros da SGI se reunirem. Teria de ser bem grande, num ambiente com muito verde, perto de um rio ou lago.

Kenichiro Uchida

Então, encontrou uma grande casa, rodeada por montanhas e florestas de frente para o rio Sena, num cenário natural mais bonito do que imaginou. Adorou! Mas faltava o financiamento. Os dez por cento da entrada ele conseguiria. Mas não havia perspectiva dos 90% restante. Mesmo com empréstimo, possivelmente não conseguiria pagar as parcelas devido aos altos juros.

Até que, uma instituição financeira pública ofereceu-lhe hipoteca e, um mês antes de o presidente Ikeda chegar à França, Hasebe comprou a casa.

O presidente Ikeda cumpriu a promessa e visitou a casa de Hasebe. Ele venceu!



Fonte: BS, ed. 2.196, 21 set. 2013, p. A4

TAGS:DIÁLOGOS

• comentários •

;