“Prática da fé para manter a boa saúde e obter longevidade”
  • ARTIGOS

“Prática da fé para manter a boa saúde e obter longevidade”

5 Diretrizes Eternas da Soka Gakkai - 4ª diretriz

A quarta diretriz é “Prática da fé para manter a boa saúde e obter longevidade”. Para incentivar um sincero seguidor que lutava contra a doença, Daishonin escreveu: “A vida é o tesouro mais precioso de todos. (...) um dia de vida é mais valioso do que todos os tesouros do grande sistema de mundos. (...) A senhora ainda tem muitos anos pela frente e, mais ainda, encontrou-se com o Sutra do Lótus. Se a senhora viver mesmo que um dia a mais, poderá acumular muito mais benefícios. Sua vida é realmente preciosa!” (WND, v. I, p. 955).


A vida é o mais precioso de todos os tesouros. Que todos vocês desfrutem boa saúde e longevidade, vivendo cada insubstituível dia ao máximo e criando infinito e imensurável valor.


O século 21 é o século da vida — o que significa que é também o século da saúde e da longevidade. Espero que todos vivam com base na criação de valor que ilustre brilhantemente esse ideal.


Em uma carta escrita no começo de um novo ano, Nichiren enviou as seguintes palavras de incentivo a Nichigen-nyo, esposa de Shijo Kingo: “A senhora se tornará mais jovem e sua boa sorte se acumulará” (CEND, v. I, p. 485). A Lei Mística possibilita que nos tornemos mais jovens e mais felizes, física e mentalmente a cada ano.


Em Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente (Ongi Kuden), Daishonin afirma: “Quando nestes quatro estágios de nascimento, envelhecimento, doença e morte recitamos Nam-myoho-renge-kyo, fazemos com que exalem a fragrância das quatro virtudes [eternidade, felicidade, verdadeiro eu e pureza]” (OTT, p. 90). Vivamos vibrantemente, repletos de confiança e otimismo, apreciando esta existência que exala o perfume das quatro virtudes da “eternidade, felicidade, verdadeiro eu e pureza”. Para tanto, ponham a fé em prática em sua vida diária, evidenciando uma sabedoria cada vez maior.


A forte fé é um importante pilar da saúde, pois nos permite extrair uma poderosa energia vital, vencer as funções negativas e transformar nosso carma. A famosa frase de Daishonin diz: “O Nam-myoho-renge­-kyo é como o rugido de um leão. Que doença pode, portanto, ser um obstáculo?” (CEND v. I, p. 431). Por meio da prática do Budismo Nichiren fortalecemos nossa energia vital, desenvolvemos nosso caráter e expandimos nossa capacidade como indivíduos. Também é importante trabalhar em prol do kosen-rufu na Soka Gakkai, uma organização transbordante de incrível energia e vitalidade.


O presidente Toda declarou com absoluta convicção: “Se tiver uma forte fé, então, como atesta o Sutra do Lótus, obterá uma energia vital revigorante, imprimindo um novo sentido à vida no âmbito dos negócios e em sua saúde… [O que necessita para manter a sua vida] continuará surgindo, como a água brotando da terra”.


É meu mais sincero desejo que todos os meus queridos companheiros, sem exceção, tornem-se doutores da boa saúde e longevidade.



Fonte:


Brasil Seikyo, ed. 2309, 30 jan. 2016, p. B1-B3


TAGS:ARTIGOS

• comentários •

;