“Prática da fé para vencer as dificuldades”
  • ARTIGOS

“Prática da fé para vencer as dificuldades”

5 Diretrizes Eternas da Soka Gakkai - 3ª diretriz

A terceira diretriz é “Prática da fé para vencer as dificuldades”. Daishonin declara: “Se a propagarem, demônios surgirão sem falta. Se isso não acontecesse, não haveria maneira de saber que esse é o ensinamento correto” (CEND, v. I, p. 524).


Mestres e discípulos que praticarem de acordo com os ensinamentos do Buda e sustentarem o kosen-rufu certamente serão atacados pelos “três poderosos inimigos” e assolados por ódio e inveja ainda maiores do que os experimentados durante a vida de Shakyamuni.


Deparar-se com tais obstáculos é a prova de que estamos praticando fielmente o correto ensinamento do budismo. Além disso, suplantando os obstáculos atingiremos o indestrutível estado de buda.


Por esse motivo, Daishonin salienta: “Nesse momento, os três obstáculos e as quatro maldades aparecem infalivelmente; e quando isso ocorre, o sábio se alegra, ao passo que o tolo recua” (Idem, p. 666); e “Quanto piores forem as adversidades que recaírem sobre o devoto, maior será a alegria que ele sentirá devido à forte fé” (CEND, v. I, p. 33). Essa é a essência do Budismo Nichiren e a essência da Soka Gakkai.


O presidente Toda devotava-se ao máximo para encorajar os membros que se esforçavam em meio a várias dificuldades. Ele dizia: “O Budismo de Daishonin é a religião que capacita aqueles que enfrentam dificuldades a alcançar a felicidade. Ninguém é mais forte do que alguém que enfrentou e venceu dolorosas adversidades. Essa pessoa pode se tornar um verdadeiro amigo e aliado daqueles que estão realmente sofrendo”.


Enquanto o espírito da Soka Gakkai arder intensamente, jamais haverá uma situação sem solução em nossos esforços para expandir o kosen-rufu.


“...Os que possuem o coração de um rei leão, sem dúvida atingirão o estado de buda” (Ibidem, p. 318). Levante-se e fale com a coragem de um leão! — esse é o ensinamento de Daishonin. Continuemos sobrepujando todos os obstáculos e vencendo com o coração invencível do rei leão.



Fonte:


Brasil Seikyo, ed. 2309, 30 jan. 2016, p. B1-B3


TAGS:ARTIGOS

• comentários •

;