Preservem o espírito de fundação
  • ARTIGOS

Preservem o espírito de fundação

O espírito dos três primeiros presidentes é a própria essência da Soka Gakkai

Com base no discurso proferido na Conferência de Líderes Executivos realizada em comemoração do 78º aniversário de fundação da Soka Gakkai, em 18 de novembro, realizada no Centro Cultural Soka na Sede da Soka Gakkai, em Shinanomachi, Tóquio, no dia 11 de novembro de 2008.


A Soka Gakkai foi fundada numa terça-feira, dia 18 de novembro de 1930. Foi um dia claro e belo em Tóquio. Foi a data em que o primeiro volume de Soka Kyoikugaku Taikei (Sistema Educacional da Criação de Valor), de autoria de nosso presidente fundador Tsunesaburo Makiguchi, foi lançado, com a ajuda e o apoio de seu discípulo, o Sr. Toda. Na última capa do livro, consta que ele foi publicado pela Soka Kyoiku Gakkai (Sociedade Educacional para a Criação de Valor, precursora da Soka Gakkai). Na época, a academia particular do Sr. Toda, a Jishu Gakkan, servia praticamente de sede da organização.


Quatorze anos depois, em 1944, o Sr. Makiguchi, que havia arriscado a vida para enfrentar as autoridades militaristas do Japão, morreu por causa de suas crenças na Casa de Detenção de Tóquio, em Sugamo. Por alguma misteriosa coincidência, sua morte ocorreu pouco antes das 6 horas da manhã, exatamente na mesma data da fundação da Soka Gakkai, 18 de novembro. Naquele ano, esse dia caiu num sábado e estava chovendo em Tóquio.


A perseguição que o governo realizou no período da guerra praticamente destruiu a Soka Gakkai. Mas graças aos esforços empreendidos pelo Sr. Toda depois que ele foi libertado da prisão, e posteriormente por mim como seu discípulo e terceiro presidente, o “Budismo do Sol” de Nichiren Daishonin é atualmente praticado por uma enorme rede de pessoas, abrangendo 192 países e territórios. Nós adentramos numa época em que o aniversário da Soka Gakkai é celebrado no mundo inteiro.


O Sr. Toda fez esta solene observação: “As instituições que estimam seus fundadores prosperam. Ao contrário, aquelas que fazem pouco caso dos fundadores e que se esquecem de seu ponto de partida acabam caindo no partidarismo e nas lutas internas pelo poder, o que consequentemente leva à divisão, ao caos e à desintegração”.


Valorizar o ponto de partida, representado pelo fundador, é a linha vital de qualquer organização ou instituição. O ponto de partida da Soka Gakkai está na abnegada luta para propagar a Lei empreendida pelo Sr. Makiguchi e pelo Sr. Toda. E foi por meio da luta unida realizada por mim e pelo Sr. Toda que a Soka Gakkai é hoje uma organização global. O espírito dos três primeiros presidentes é a própria essência da Soka Gakkai. Por favor, nunca se esqueçam desse ponto fundamental.


Fonte: Brasil Seikyo, ed. 1.974, 7 fev. 2009, p. A3
TAGS:ARTIGOS

• comentários •

;