Qual a necessidade de uma organização?
  • DIÁLOGOS

Qual a necessidade de uma organização?

Diálogo extraído do livro Juventude Sonhos e Esperança, v. II.

Daisaku Ikeda: A palavra “organização” parece provocar certa aversão em algumas pessoas; no entanto, tudo neste mundo envolve algum tipo de organização. O próprio corpo humano é constituído por mais de 60 trilhões de células, todas funcionando juntas em harmonia, uma organização incrivelmente eficiente. Todas essas células, contudo, não estão simplesmente amontoadas ao acaso. Cada uma tem sua função distinta a cumprir. Algumas se unem para formar músculos, outras para constituir os nervos, e outras, a corrente sanguínea. O corpo funciona como um todo justamente pelo fato de todas essas células conduzirem sua missão única em harmonia com outras.


Estudante: É realmente um esforço unido.


Daisaku Ikeda: Correto. A coordenação é muito importante. Tudo envolve uma organização em íntima coordenação. Isso não se aplica somente aos seres humanos. Todo tipo de vida funciona de forma ordenada. Desde o mais minúsculo plâncton até a maior das baleias, todas as formas de vida em nosso planeta são entidades organizadas, ou organismos.


Até as moléculas que formam esses organismos apresentam uma estrutura organizada de átomos. Nosso planeta também é uma grande organização em que todas as formas de seres sensíveis e não sensíveis — animais, plantas e recursos naturais — coexistem para formar um todo harmonioso.


Estudante: Dessa perspectiva, o universo também é uma organização.


Daisaku Ikeda: Sim. É verdade. A Terra faz parte da organização conhecida como Sistema Solar que, por sua vez, pertence à galáxia chamada Via Láctea — um sistema ainda maior que reúne por volta de 200 bilhões de estrelas como o nosso próprio Sol. Quando diversas galáxias se unem, formam os aglomerados galácticos ou superaglomerados. O universo representa uma coleção desses inumeráveis aglomerados.


Podemos perceber o mesmo tipo de organização na sociedade; países, cidades, vilas, negócios e escolas — todos são organizações. A razão disso é que o trabalho em equipe e a interação são necessários para que todos atuem efetivamente.


O mesmo se aplica ao esporte. Um time de futebol é uma organização. E até nos esportes individuais como tênis, judô ou esgrima o treinamento e a competição com outros podem auxiliar no aprimoramento da habilidade do esportista para que este se torne um vencedor. O trabalho em conjunto com treinadores, nutricionistas e outros também é indispensável para que o esportista alcance o sucesso.


Tudo funciona como uma organização. Quando duas pessoas se unem para criar uma família feliz, elas estão naturalmente formando uma organização.


Há também uma estrutura organizacional invisível em nossa comunidade, onde a comunicação é vital para mantermos um bom relacionamento com amigos e vizinhos.


De certa maneira, vocês estão conectados a tudo ao seu redor — à sociedade, à escola, à sua família, e assim por diante. Todos nós fazemos parte de algum tipo de organização. Ninguém no mundo atual, exceto talvez um eremita que habita uma remota montanha, pode fugir dessa realidade.


Portanto, é natural que quando buscamos atingir um objetivo ou nos desenvolver de forma a concretizar grandes realizações, esse tipo de organização seja essencial.


A Soka Gakkai é uma organização que tem a missão de concretizar o grandioso objetivo do kosen-rufu — levar a paz e a felicidade para toda a humanidade tendo como base os princípios e a filosofia do Budismo de Nichiren Daishonin. Tal objetivo não pode ser alcançado por meio dos esforços de apenas uma pessoa. Ele se torna possível somente quando indivíduos de várias esferas da sociedade se unem, organizam-se em uma força conjunta e trabalham para atingir essa meta. [....]


Estudante: Então, há um propósito para a existência de organizações.


Daisaku Ikeda: Exatamente. Porém, é importante notar que existem tanto as organizações boas como as más. Uma organização que causa sofrimento às pessoas e as conduz ao caminho da destruição nada mais é do que um mal. As máquinas de guerra do Japão militarista e da Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial são exemplos disso. Em contraste, uma organização que possui o propósito de ampliar os laços de amizade, entre as pessoas do mundo todo, que se conduz em uma direção positiva e construtiva em prol da humanidade, é nobre e digna. A SGI se encaixa nesse exemplo.


Estudante: O mundo da Soka Gakkai é aquele em que as pessoas incentivam umas às outras calorosamente.


Daisaku Ikeda: Isso é maravilhoso. A Soka Gakkai surgiu naturalmente desse espírito — de alguma forma encorajar outra pessoa, do desejo de ver os outros felizes.


A Soka Gakkai não surgiu primeiro para depois atrair as pessoas. Foram as pessoas que criaram laços mútuos e, a partir disso, esses laços se ampliaram, fazendo surgir a Soka Gakkai. Por essa razão, devemos estar conscientes de que a organização existe por causa das pessoas. As pessoas não existem por causa da organização. Por favor, jamais se esqueçam disso.


Espero que vocês se dediquem sinceramente em se tornar os mais fiéis amigos e protetores daqueles que estão sofrendo ou que estão em condição de miséria. Espero também que valorizem a Soka Gakkai, uma organização formada pelas pessoas e para as pessoas, respeitando e apoiando-a totalmente, enquanto lutam por seu progresso. Gostaria de realmente poder contar com vocês para a realização dessa tarefa.




Fonte:


Brasil Seikyo, ed. 2313, 27 fev. 2016, p. C4


TAGS:DIÁLOGOS

• comentários •

;