Reunião de Palestra – brilhante fonte de inspiração e energia
  • ARTIGOS

Reunião de Palestra – brilhante fonte de inspiração e energia

Líderes devem tomar a iniciativa para criar um ambiente que prevaleça o diálogo

O segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda disse: “Nas reuniões da Gakkai, mesmo se houver apenas um ou dois presentes, é importante dar atenção a eles e falar-lhes sobre o Budismo de Nichiren Daishonin, e então se envolver num diálogo sincero e inspirador”.


Pelo fato de o presidente Josei Toda compreender perfeitamente a importância das reuniões de palestra, ele deu conselhos detalhados sobre como elas deveriam ser conduzidas. Também foi muito rigoroso a respeito da atitude dos líderes em relação a essas atividades.


Gostaria de compartilhar algumas de suas orientações sobre este tema, que gravei ao longo dos anos:

** Se tem sempre as mesmas pessoas dizendo as mesmas coisas todas as vezes, vocês acabarão obtendo reuniões de palestra monótonas e ultrapassadas, nas quais o espírito de conduzir novas pessoas à prática do Budismo de Nichiren Daishonin foi esquecido. Por favor, lembrem-se da importância de trazer novos convidados para as reuniões de palestra.


** As reuniões de palestra não são eventos nos quais os associados se reúnem para ouvir algum líder importante discursar, mas a principal atividade onde se engajam em diálogos sobre fé de coração a coração. E tudo se inicia a partir de uma sincera interação de vida a vida.


**Ao falarem em reuniões de palestra ou nas explanações de estudo, os líderes precisam despertar o espírito da Soka Gakkai no coração das pessoas.


** Se a figura central possuir forte fé, a reunião de palestra também conseguirá manifestar os mundos do estado de buda e bodisatva em todos os participantes.


** Sejam brilhantes oradores! Tornem-se excelentes ouvintes! Dependendo de como se comunica a mensagem, as pessoas sentirão prazer em entrar em ação, pois jamais podem ser convocadas por repreensões, pressão ou ordens.


Espero que guardem estas instruções no coração e as ponham em prática.

As reuniões de palestra devem ser prazerosas, encontros agradáveis nos quais possamos levar nossos amigos. Devem ser brilhantes fontes de inspiração e energia para os novos componentes e também fazer com que os membros que não podem comparecer com frequência às atividades da Gakkai se sintam inspirados e felizes pelo esforço que fizeram para participar. Com o objetivo de criar esse tipo de reunião, os responsáveis pelo planejamento devem conferir cuidadosamente a programação e trazer um conteúdo que melhor se adeque ou espelhe a característica e particularidades da região e da organização local.


Há também outros importantes passos práticos que os líderes podem dar no período que antecede a reunião de palestra. Tomar a iniciativa de ir ao encontro ou entrar em contato com os membros da localidade, demonstrando-lhes cuidado e apoio, contribuirá para uma reunião bem-sucedida e satisfatória.


Sempre devemos mostrar consideração com aqueles que abrem a casa para as atividades da Soka Gakkai. E uma vez que um grande número de pessoas se reúne nessas atividades, devemos ainda ser atenciosos com os vizinhos. (Discurso proferido em 30 de setembro de 2009)


Trabalhar pela paz e pela felicidade da humanidade

Pode-se afirmar que os ensinamentos de toda a vida de Nichiren Daishonin começam e terminam em seu tratado Estabelecer o Ensinamento Correto para a Pacificação da Terra. Esse escrito pulsa com a grande compaixão e fervoroso desejo de Daishonin de concretizar a felicidade das pessoas e uma sociedade pacífica baseada no ensinamento correto do budismo.


Tal como ele afirma nesse tratado: “Se o senhor se importa realmente com a segurança pessoal, deve primeiro orar pela paz e segurança nos quatro quadrantes da terra, não é verdade?”. Se desejamos nossa felicidade pessoal, afirma Daishonin, precisamos primeiro orar pela segurança e prosperidade da sociedade e pela paz mundial. Enquanto guerras e desastres naturais afligirem a Terra, as pessoas não poderão alcançar a felicidade. Não é apenas uma questão de lutar por nossa própria felicidade. A verdadeira felicidade só pode ser alcançada por meio da oração em prol de uma sociedade pacífica e próspera para todos e por meio do trabalho para tornar isso realidade.


Vivendo desta maneira, conseguimos nos libertar da pequena concha do nosso eu menor e alcançar uma existência verdadeiramente genuína e gratificante.


Espero que participem ativamente da sociedade e façam o seu melhor para ajudar os outros e contribuam com a comunidade. Este é o coração do Budismo de Nichiren Daishonin.


A fé se expressa em nossas ações e o budismo se manifesta na sociedade. Kosen-rufu significa cada indivíduo se tornar um luminoso farol em sua comunidade.


O budismo se manifesta na sociedade e a fé se manifesta em nossa vida diária. O kosen-rufu está diretamente ligado à contribuição para a comunidade local. É por isso que é tão importante e significativo criarmos sólidas raízes na comunidade e assim formar um amplo círculo de amizade.


Isso não tem nada a ver com a posição que ocupam na organização. É inteiramente uma questão de se esforçar sincera e tenazmente, perseverando individualmente como pessoa. Nichiren Daishonin está ciente de todos os seus esforços invisíveis.


Fonte: 
Brasil Seikyo, ed. 2.337, 27 ago. 2016, p. A3
TAGS:ARTIGOS

• comentários •

;