Seja uma pessoa que cumpre o que promete
  • ARTIGOS

Seja uma pessoa que cumpre o que promete

"Uma vez que prometer algo, cumpra-o infalivelmente", cita o segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda

Ser fiel e cumprir o que prometeu

Vitorioso é quem possui a confiança das pessoas. A confiança é um valioso tesouro mesmo que não possua nada mais.


O presidente Toda disse: “A base para conquistar a confiança dos demais é cumprir aquilo que se comprometeu a fazer. Se não consegue fazer algo, recuse, diga que não o fará. Mas, uma vez que prometer algo, cumpra-o infalivelmente, independentemente do que tenha de sacrificar”.


Seguindo fielmente este ensinamento do meu venerado mestre, desde que tivesse prometido, por mais insignificante que fosse, eu cumpria cada tarefa, uma a uma, sem negligenciar ou menosprezar nada. Por isso, os brotos da confiança surgiram e desabrocharam como flores da amizade no mundo inteiro e frutificaram como elos solidários da paz.


Não se pode esquecer jamais que o kosen-rufu avança por meio da ligação de vida a vida unida pelo coração.


Coragem para pedir conselhos

Vamos ter “coragem para pedir conselhos”. Existem ocasiões em que é importante dividir seus problemas com alguém em vez de sofrer sozinho em meio às suas angústias.


Compartilhar seus problemas e pedir conselhos não é motivo para se sentir constrangido ou envergonhado. Pelo contrário, esse coração aberto é um ponto positivo e um sinal de força. Isso porque quem costuma tirar suas conclusões e tomar decisões por si só tanto no trabalho como em questões relativas à fé acaba se tornando uma pessoa de forte opinião própria e será facilmente influenciada por fatores externos ou circunstanciais.


Meu mestre [Josei Toda – segundo presidente da Soka Gakkai] dizia: “Mesmo que seja apenas uma única pessoa, tenha alguém com quem possa falar a verdade, dividir seus sofrimentos, pedir conselhos e receber ensinamento”. Isso se torna o maior dos alentos e é uma força para o ser humano.


A pessoa sincera vence no final

Nenhuma estratégia diplomática supera a coragem, a perseverança e a sinceridade.

A coragem de ir ao encontro das pessoas e as palavras ditas com absoluta sinceridade e tenacidade ressoam sem falta no coração do outro.


O Sutra do Lótus, faz alusão às seguintes características do Bodisatva da Terra:

  1. possuidor de tenacidade e sabedoria capaz de tornar por meio do diálogo quaisquer pessoas, por mais difíceis que sejam, em aliadas;
  2. possuidor do coração de leão, que não teme a nada e sobrepuja qualquer investida da maldade;
  3. possuidor de espírito invencível e resoluto, que não sucumbe diante de nenhum obstáculo e não desiste enquanto não atinge seu objetivo;
  4. e possuidor de caráter inquestionável, capaz de conquistar a confiança de todos ao redor.

  5. Oh, meus amigos, emergidos da terra! Vocês, todos!

    Em nossa vida, possuímos inerente esta grandiosa “força do diálogo”. Mesmo que não consigam se expressar de maneira clara, não se preocupem. Tudo será um treinamento para se tornarem “exímios especialistas do diálogo”.


    Avancemos com confiança, vivacidade e audácia no caminho da diplomacia! No final, é a pessoa sincera que vence sem falta. Comprovar isso por meio de seu próprio exemplo é kosen-rufu.


    Fonte: 
    Brasil Seikyo, ed. 2.179, 11 maio 2013, p. A2
TAGS:ARTIGOS

• comentários •

;