Sejam a esperança
  • ARTIGOS

Sejam a esperança

"Atuem radiantemente em sua localidade e se tornem a esperança das pessoas da sua terra", diz o Dr. Ikeda

Toda sensei incentivou um jovem que iniciaria seu novo desafio em terras desconhecidas: “Não há necessidade de se apressar excessivamente. O importante é se tornar um jovem amado por todos. O movimento pela ampla propagação do Budismo Nichiren também começa a partir deste ponto”.


A essência deste budismo está no comportamento das pessoas como ser humano. Por isso, peço que edifiquem a ponte de amizade e de confiança da forma como são.


Comenta-se que era Shakyamuni quem começava o diálogo com as pessoas. Ao abrir o coração e dialogar com um sorriso simpático sem levantar barreiras, ocorre o diálogo aberto — a ação verdadeira e essencial de um praticante budista.


Vamos conquistar a amizade da pessoa que está mais próxima, pois é a partir dela que se inicia uma onda de humanismo.


Comece pelo começo

Por que a Soka Gakkai se expandiu mundialmente? Porque ela esteve sempre ao lado do povo e em prol do povo. Valorizou e se dedicou à prosperidade de si e da localidade.


Nichiren Daishonin ensinou: “Viva de maneira que todas as pessoas de Kamakura o elogiem pela diligência com que serve ao seu senhor feudal, ao budismo e às demais pessoas".


Ore ao Gohonzon determinado a vencer onde quer que esteja, no exato instante, e se empenhe até o fim com sabedoria e coragem. A dedicação dos jovens motiva a localidade e gera a gratidão. Cumprimente alegremente e comece por algo que está ao alcance.


Meus amados jovens Soka! Atuem radiantemente em sua localidade e se tornem a esperança das pessoas da sua terra.


Manifestar a força da união

Nas palavras sagradas, o Buda afirma: “Embora Nichiren e seus discípulos sejam poucos, por serem diferentes em corpo, unos em mente, eles sem falta cumprirão a grande missão de propagar o Sutra do Lótus de forma ampla”.


Quando há união de “diferentes em corpo, unos em mente” e compartilham as alegrias e os sofrimentos da vida, incentivam-se mutuamente enfrentando qualquer situação de mãos dadas, e em perfeita colaboração, pulsarão na vida de vocês a invencível coragem e a força.


Os jovens líderes são a base da extraordinária união. Vamos focar e orar intensamente para que cada nobre amigo da Lei Mística avance no ritmo da ampla propagação. Daishonin afirma: “Apesar das forças do mal serem muitas, elas não podem prevalecer sobre uma única grande verdade”.


Nada pode ameaçar a união Soka de “diferentes em corpo, unos em mente” ligado ao coração do buda Nichiren Daishonin. Liderem o movimento de vitória da juventude com maestria, unindo corações para “estabelecer o ensinamento correto para a pacificação da terra”.


Com o espírito imbatível

Quando se levantam com o espírito imbatível no momento crucial, vocês evidenciarão o elevado e indestrutível estado de buda e por isso acumularão o tesouro do coração.


Toda sensei nos orientou: “A luta em prol do kosen-rufu deve ser feita com empenho e dedicação até o fim e somente assim desfrutará imensa alegria”.


Ninguém desfrutará alegria se desistir na metade do caminho. Somente realizará a revolução humana quando orar com forte determinação e se empenhar ao máximo.


Nichiren Daishonin declara: “Seja diligente em aprofundar sua fé até o último momento de sua vida (...) persista em sua jornada da fé”.


Vamos dialogar alegremente para o bem da sociedade e para o futuro, e juntos escalar a montanha da glória!


Fonte: Brasil Seikyo, ed. 2.400, 31 dez. 2017, p. A2
TAGS:ARTIGOS

• comentários •

;