Superar os problemas e viver imensamente feliz!
  • ARTIGOS

Superar os problemas e viver imensamente feliz!

No budismo, aprendemos sobre o princípio de “transformar veneno em remédio”. Neste discurso, proferido na Reunião de Líderes de Distrito, realizada em 27 de julho de 1989, em Tóquio, o presidente da SGI, Daisaku Ikeda mostra como, por meio da prática do Budismo de Nichiren Daishonin, podemos transformar o veneno dos problemas e sofrimentos em remédio, fazendo adornar a nossa vida com a suprema vitória.


A vida inevitavelmente envolve a vitória e a derrota. Há momentos de tristeza e sofrimentos, mas o budismo ensina que os desejos mundanos nos conduzem à iluminação, e os sofrimentos da vida e da morte nos conduzem ao nirvana. Quanto mais problemas e sofrimentos, mais alegrias e felicidade conquistamos por meio da prática budista.

Praticamos esse budismo pelo nosso próprio bem. O propósito de nossa fé e prática é sermos verdadeiros conosco; é para aumentar a nossa boa sorte e abrir o caminho para a felicidade. Portanto, se somos facilmente influenciados por questões triviais, estando ora bem, ora mal, não podemos afirmar que estamos verdadeiramente praticando o Budismo de Nichiren Daishonin.

Não importa o que aconteça, na essência da Lei Mística, somos capazes de transformar a todo instante qualquer tipo de veneno em remédio.

Na verdade, não há uma distinção clara entre o veneno e o remédio, pois a mesma substância pode agir tanto como veneno quanto como remédio, dependendo da dosagem e da energia individual das pessoas que a ingerem. Há casos de remédios que são descritos como “venenos que curam vidas”.

De forma semelhante, não há uma diferença clara e definida entre o que agirá como veneno ou como remédio quando nos referimos às vitórias ou às derrotas da vida. Por exemplo, se triunfamos no final, tudo que experimentamos pode ser encarado como remédio. Por outro lado, se somos derrotados, então tudo, até mesmo os fatores que pareciam ser remédio, se tornam veneno.

O que significa triunfar e vencer no final? Significa ser vitorioso na fé. Esta é a nossa verdadeira vitória como seres humanos — a vitória que nos conduz a outras pelas três existências — passado, presente e futuro.


Em termos práticos, “transformar veneno em remédio” (hendoku yaku, em japonês) é um importante princípio que possibilita direcionar a vida das pessoas que abraçam o Gohonzon para um rumo positivo e otimista por meio da sincera prática da fé. Em especial, nos momentos de maior sofrimento, a determinação e a oração de “transformar veneno em remédio” são, sem dúvida, os ingredientes indispensáveis para a conquista da vitória e da felicidade na vida.



Fonte: Brasil Seikyo, ed. 2243, 13 set. 2014, p. B2

TAGS:ARTIGOS

• comentários •

;