Trabalhar pela paz e pela felicidade da humanidade
  • ARTIGOS

Trabalhar pela paz e pela felicidade da humanidade

A verdadeira felicidade só pode ser alcançada por meio da oração em prol de uma sociedade pacífica e próspera para todos

Pode-se afirmar que os ensinamentos de toda a vida de Nichiren Daishonin começam e terminam em seu tratado Estabelecer o Ensinamento Correto para a Pacificação da Terra. Esse escrito pulsa com a grande compaixão e fervoroso desejo de Daishonin de concretizar a felicidade das pessoas e uma sociedade pacífica baseada no ensinamento correto do budismo.

Em perfeito acordo com o espírito de “estabelecer o ensinamento correto para a pacificação da terra”, nós, da Soka Gakkai, promovemos o avanço do kosen-rufu ao superarmos cada tempestade de perseguições. Tenho absoluta convicção de que Daishonin está louvando e aplaudindo nossos esforços. Tal como ele afirma nesse tratado: “Se o senhor se importa realmente com a segurança pessoal, deve primeiro orar pela paz e segurança nos quatro quadrantes da terra, não é verdade?” (CEND, v. I, p. 24). Se desejamos nossa felicidade pessoal, afirma Daishonin, precisamos primeiro orar pela segurança e prosperidade da sociedade e pela paz mundial. Enquanto guerras e desastres naturais afligirem a Terra, as pessoas não poderão alcançar a felicidade. Não é apenas uma questão de lutar por nossa própria felicidade. A verdadeira felicidade só pode ser alcançada por meio da oração em prol de uma sociedade pacífica e próspera para todos e por meio do trabalho para tornar isso realidade.

Vivendo desta maneira, conseguimos nos libertar da pequena concha do nosso eu menor e alcançar uma existência verdadeiramente genuína e gratificante.
Espero que participem ativamente da sociedade e façam o seu melhor para ajudar os outros e contribuam com a comunidade. Este é o coração do Budismo de Nichiren Daishonin.


Fonte:

Brasil Seikyo, ed. 2337, 27 ago. 2016, p. A3
TAGS:ARTIGOS

• comentários •

;