Treinem os estudantes; cuidem deles!
  • ARTIGOS

Treinem os estudantes; cuidem deles!

Os amigos e amigas da Divisão dos Estudantes são importantes valores que se tornarão líderes centrais da DJ em 2030

Com base na série A Grande Marcha da Canção do Triunfo do Povo [Parte 9], de autoria do presidente da SGI, Daisaku Ikeda, publicada no jornal Brasil Seikyo.


O girassol estende suas raízes na terra firme, brota e cresce com força, não é derrubado pela tempestade e alcança a fase do florescimento. Sua flor expressa na totalidade sua alegria de ter chegado à fase de florescimento quando enfim desabrocha sua bela flor voltada para o Sol. Quando olho os girassóis, vejo o brilho dos meus estimados e respeitados membros da Divisão do Futuro se sobrepondo nelas.


Os estudantes do ensino fundamental II das Escolas Soka de Tóquio e de Osaka enviaram-me uma carta-foto desses girassóis de ‘firme caráter e coragem’ em pleno florescimento. Eles plantaram e cuidaram com amor e carinho da semente de girassol presenteada por um jovem da cidade de Ishinomaki, província de Miyagi, região mais afetada pelo gigante tsunami que assolou a região em março de 2011.


Essa semente foi trazida pela onda gigante causada pelo terremoto para as terras de Ishinomaki que ficaram cobertas pela água salgada e floriu de forma magnífica entre os escombros.


“Ter firme caráter e coragem” significa ter “espírito de jamais ser derrotado” superando qualquer tipo de dificuldade com coragem e alegria.


Chegou a hora de capacitar os estudantes

Nichiren Daishonin escreve qual é o desejo do Buda:

Shakyamuni, Muitos Tesouros e os demais budas desejam assegurar a propagação do Sutra do Lótus para todos os filhos do Buda das existências futuras”.

Kosen-rufu é o nobre empreendimento para “conduzir todas as pessoas de todo o futuro e de toda a eternidade à iluminação” e a linha vital para esta concretização nada mais é que criar “valores humanos” herdeiros que desbravarão o futuro de forma ininterrupta.

Portanto, tenham nobre e suprema convicção de que, prezar e criar com toda sua força um membro da Divisão dos Estudantes que está diante dos seus olhos se igualam ao nobre comportamento do Buda.


Estudante da Escola Soka do Brasil e sua amada mãe

Relataram-me a história de uma garota da Divisão dos Estudantes da BSGI que estuda na Escola Soka do Brasil.


Neste ano [2014], ela perdeu sua amada mãe que estava com câncer. Quando diagnosticada com a doença, sua mãe sorriu com toda a sua força para a filha e disse:

Não serei derrotada porque sou discípula do Mestre!

Enquanto lutava contra a doença, conduziu seu marido à prática, ofereceu a casa para atividades da organização e andava para incentivar companheiros e amigos em sofrimento deixando de lado seus compromissos.


— Vamos nos tornar pessoas que fazem outras pessoas felizes!

Esse era o compromisso firmado entre mãe e filha.


A mãe venceu a luta de anos contra a doença, cumpriu dignamente sua missão e disse carinhosamente à sua filha colocando suas mãos no rosto dela:

— Filha, sua mãe foi muito, mas muito, feliz.


A mãe transmitiu a alegria de ter vivido o caminho da unicidade de mestre e discípulo, de ter tido companheiros e herdeiros e concluiu:

— Filha, seja muito feliz você também.

A menina recentemente participou de uma reunião da DE e relatou essa passagem com sorriso.

— Minha mãe está viva em meu coração e do meu lado estão os irmãos e irmãs da Soka Gakkai que sempre me incentivam carinhosamente. Por isso, jamais serei derrotada.


Agora, ela vem desafiando recitar gongyo e daimoku diariamente ao lado do seu pai e se dedica aos estudos com total afinco para se tornar uma cantora capaz de transmitir a paz por meio da voz — seu sonho para o futuro.


Crescer no jardim da Soka Gakkai

“Criem seus filhos nos jardins da Soka Gakkai.”


Essa é uma orientação essencial do meu mestre, Josei Toda, para capacitar sucessores da prática da fé.


Existe na Soka Gakkai o incentivo que permite abrir os olhos para a possibilidade inerente em cada uma das pessoas e dá confiança, segurança e esperança em sua vida. Seus incentivos são embasados na mais nobre filosofia que faz surgir em sua vida a consciência de viver como verdadeiro humano.


O que é a vida? O que é missão? O que é a unicidade de mestre e discípulo? — Embora não sejam compreendidas na totalidade as palavras ditas com toda a sinceridade pelos responsáveis, elas serão plantadas na grande terra do coração dos jovens, germinarão e apoiarão no seu crescimento e suas raízes se estenderão para sustentar a prática da fé.


O que mais marca o coração sensível dessas crianças é a sincera maneira de viver dos adultos visando à felicidade de si e dos outros e à alegria da pratica da fé e à coragem que permeia o caminho da justiça.


Chegou a hora! É o verão para criar os herdeiros da prática da fé! É o verão para juntos com eles crescermos. Vamos todos juntos incentivar os preciosos herdeiros da Divisão dos Estudantes.


Fonte:
Brasil Seikyo,
ed. 2.241, 30 ago. 2014, p. B1
TAGS:ARTIGOS

Nota:

* Em 20 de abril de 1991 fundou-se o Grupo Herdeiro da BSGI dividido em três níveis — Primários, Ginasiais e Colegiais. O objetivo é o crescimento e o desenvolvimento de cada um dos preciosos estudantes, tanto na organização como na sociedade. Por ocasião da fundação, adotou-se um lema que se tornou eterno: “Em primeiro lugar, vamos nos dedicar aos estudos, cuidar da saúde e zelar pelos pais”. Esse lema eterno sempre será o espírito fundamental da Divisão dos Estudantes do Brasil

• comentários •

;