Uma filosofia para o mundo real
  • ARTIGOS

Uma filosofia para o mundo real

O budismo nos habilita a demonstrar a verdadeira dignidade humana em nossa vida, a reconhecê-la nos outros e torná-la uma realidade no cotidiano

“Nosso propósito é ter uma existência plena e gratificante, notabilizada pelo respeito à nobreza e à dignidade da vida humana”

 

Trechos adaptados do discurso do presidente Ikeda proferido na Reunião Nacional de Líderes da Soka Gakkai realizada em Tóquio, Japão, em 21 de junho de 1988 e publicado no Brasil Seikyo, ed. 2.439, 13 out. 2018, p. B1.

 

Numa passagem muito conhecida, Nichiren Daishonin expressa:

 

O coração dos ensinamentos que o Buda expôs ao longo de sua existência é o Sutra do Lótus, e o coração da prática deste sutra se encontra no capítulo “Jamais Desprezar”. Qual é o significado do profundo respeito que o bodisatva Jamais Desprezar sentia por todas as pessoas? O propósito do advento do buda Shakyamuni, senhor dos ensinamentos, neste mundo reside em seu comportamento como ser humano. (...) Os sábios podem ser chamados de humanos, mas os tolos não são mais que animais. (CEND, v. II, p. 113)

 

Daishonin diz que aqueles que são sábios no comportamento e no modo de vida são verdadeiramente humanos. Apenas nascer na forma humana não o torna um ser humano. São necessários sabedoria e esforços conscientes para se tornar um autêntico ser humano. Atos tolos e impensados que desonram e desrespeitam os outros fazem com que não sejamos mais que animais.

 

O budismo elucida a essência da dignidade humana na dimensão mais fundamental da vida. Não constitui apenas um sistema de pensamentos meramente contemplativos mas uma filosofia prática para nossa vida no mundo real. O budismo nos habilita a demonstrar, de modo concreto, a verdadeira dignidade humana em nossa vida, a reconhecê-la nos outros e torná-la uma realidade no cotidiano. Também ensina a prática suprema da afirmação da dignidade humana, tanto a nossa como a dos demais.

 

A Soka Gakkai é um ambiente no qual os membros se empenham para viver de acordo com o espírito fundamental do budismo e demonstrar total respeito uns pelos outros. É uma organização consagrada à promoção de um modo de vida pautado pelo respeito à dignidade de todas as pessoas. É um mundo devotado à formação de indivíduos de autêntico humanismo com base em seus esforços.

 

A sociedade possui várias esferas — as dedicadas a criar coisas, as que produzem valor econômico ou artístico e até as que cuidam de preparativos para guerras. Dentre todas, a Soka Gakkai é um reino precioso que, assentado no ensinamento do Budismo Nichiren, devota-se à felicidade, ao desenvolvimento e ao crescimento das pessoas que compõem a base de toda atividade social. A missão de propagar o Budismo Nichiren é profunda, sublime e encontra-se num âmbito completamente diferente dos demais campos da atividade humana.

 

Nosso propósito é ter uma existência plena e gratificante, notabilizada pelo respeito à nobreza e à dignidade da vida humana. Ao mesmo tempo, nós nos opomos resolutamente a qualquer ato que desonre e viole a dignidade da vida.

TAGS:ARTIGOS

• comentários •

;