Uma rede magnífica de jovens mulheres dedicadas
  • ARTIGOS

Uma rede magnífica de jovens mulheres dedicadas

Cada vez mais as mulheres estão procurando com seriedade por uma base confiável na qual possam fundamentar sua vida

Trechos adaptados do romance Nova Revolução Humana, de mensagem e discurso do presidente Ikeda para o grupo de aprimoramento da Divisão Feminina de Jovens(DFJ), Ikeda Kayo Kai, publicados no jornal Brasil Seikyo em comemoração de julho, mês da Divisão dos Jovens.


Quando dei meu primeiro passo na direção do kosen-rufu mundial no dia 2 de outubro de 1960, quase não havia integrantes da DFJ fora do Japão. Agora, temos uma rede verdadeiramente magnífica de jovens dedicadas ao nosso movimento ao redor do globo.


Nichiren Daishonin escreveu: “De todos os ensinamentos expostos pelo Buda ao longo de sua existência, o Sutra do Lótus é o mais importante, e de todos os ensinamentos contidos neste sutra, o que expõe sobre a iluminação das mulheres é o principal”. A iluminação das mulheres representa um ensinamento incomparável de igualdade e respeito à vida.


A vida feliz e vitoriosa que vocês estão conquistando nos respectivos países onde cumprem sua missão servirá como brilhante testemunho do alegre benefício da Lei Mística e do progresso do kosen-rufu mundial. Esse pensamento me traz enorme alegria.


Neste mundo tumultuado de hoje, cada vez mais moças estão buscando uma sólida filosofia de vida e procurando com seriedade por uma base confiável na qual possam fundamentar sua vida.


Todas vocês, enquanto ainda são jovens, possuem no coração as sementes do estado de buda que geram as flores da felicidade eterna e estão trabalhando para plantar essas mesmas sementes no coração das pessoas ao seu redor. Uma juventude de missão como essa é de uma nobreza incomparável. Quanto maior for o número de pessoas com quem vocês dialogarem corajosamente a respeito dos ensinamentos de Daishonin, mais serão aquelas que poderão ajudar a formar uma ligação com o budismo. Seus diálogos de vida a vida inspiram e espalham a esperança de que é realmente possível mudar o mundo. Todas vocês são nobres emissárias do kosen-rufu que herdaram o espírito de Nichiren Daishonin.


Alegre sol da felicidade

A vida é uma batalha. Quando exaustivamente investigada, percebemos que é uma batalha consigo mesmo. Vencer ou perder de si próprio — o resultado dessa batalha define a vida, de felicidade ou de infelicidade. Por isso, jamais sejam derrotadas, mesmo que tenham de superar rigorosas privações. A correta filosofia de vida existe para construir um eu determinado a não perder a qualquer custo. “Não há uma vida mais feliz que esta”. O exercício budista durante a juventude existe para adornar a vida de máxima felicidade vencendo sempre.


Meu desejo é de que todas as integrantes da DFJ, sem exceção, vençam no palco da vida como a entidade da Lei Mística, mantendo sua característica mais alegre e mais pura.


Nichiren Daishonin diz: “Mesmo nessas circunstâncias, como mulher, a senhora tem herdado a vida do Sutra do Lótus. A senhora, de fato, tem herdado a vida dos pais de Shakyamuni, de Muitos Tesouros e dos budas das dez direções. Haverá alguém mais, em toda a terra de Jambudvipa, que possua tanta boa sorte?”.


Em meio à sociedade caótica, a vida das jovens Kayo resplandece emitindo a luz da esperança e da coragem. Certamente elas levam uma vida muito mais atribulada que outras jovens e devem encontrar muitas privações. Dessa forma, acumulam o infinito “tesouro do coração” a cada dia e são envoltas por grande boa sorte e benefício, o maior de todo o universo.


Daishonin respeitava ao máximo a força da mulher

A mulher dá à luz a uma vida, protege a família, apoia a sociedade e ilumina o mundo. O lugar onde se respeita a mulher e se faz uso da sabedoria feminina prosperará por toda a eternidade.


A mãe de Oto, Nichimyo, que recebeu escritos de Nichiren Daishonin, passou por essa estrada e seguiu até a Ilha de Sado, onde se encontrava Daishonin. Ela ficou viúva e criou sua filha sozinha. Nichiren Daishonin enviou palavras de incentivo a essa admirável discípula: “Nas batalhas, os soldados consideram o general como a alma deles. Se o general perder a fé em si mesmo, seus soldados se acovardarão” , e “Quanto mais forte a fé, maior a proteção dos deuses”.


Essas frases nos impressionam pela força e coragem nelas contidas, dando a impressão de que tenham sido escritas para um discípulo. É que Nichiren Daishonin respeitava ao máximo a grandiosa força de uma mulher, concedendo à mãe de Oto o título de “Sábia Nichimyo”, confiando-a como o “grande general do kosen-rufu”.


Fonte: Brasil Seikyo, ed. 2.379, 15 jul. 2017, p. B4
TAGS:ARTIGOS

• comentários •

;