Uma rede preciosa de solidariedade
  • ARTIGOS

Uma rede preciosa de solidariedade

Vamos levar coragem, alegria e confiança às pessoas!

Com base na mensagem do presidente da SGI, Daisaku Ikeda, enviada para uma conferência nacional de líderes de província realizada no Centro Cultural Soka, na Sede da Soka Gakkai em Shinanomachi, Tóquio, em 28 de junho de 2001.


Um sutra explica que o palácio do deus Shakra (também chamado de Indra) está cercado por uma magnífica rede de jóias conhecida como a rede de Indra. Há uma brilhante jóia presa a cada nó da rede; e cada uma dessas jóias reflete todas as outras. Esse é um símbolo brilhante e artístico de ilimitada interrelação mútua.


Essa imagem impressionante é uma metáfora para um novo tipo de rede de diversidade e respeito mútuo a que a humanidade deve aspirar no século 21. Falei sobre esse tema em um discurso que proferi na Universidade Colúmbia, nos Estados Unidos (“Considerações sobre a Educação para a Cidadania Global”, junho de 1996).


Na Soka Gakkai, essa solidariedade é a mesma. Essa máxima solidariedade humana somente pode ser forjada com a suprema união de companheiros que dedicam a própria vida ao nobre anseio pelo kosen-rufu. Apesar de não serem vistos, os budas e bodisatvas definitivamente observam todos os nossos sinceros esforços.


O grande escritor francês Victor Hugo disse: “Há apenas uma coisa que gostaria de pedir a vocês. Com união, vocês devem vencer... Unam-se e serão invencíveis.” Mesmo na atual sociedade de informação, a união é força. Em qualquer campo, as pessoas que se isolam ficam para trás e acabam na ruína.


Hugo declarou sua intenção de caçar as pessoas que levam os outros à miséria, dizendo: “Até meu último suspiro, continuarei a combatê-las em todas as frentes. Essas pessoas sem dúvida me descobrirão. E eu continuarei a aparecer diante delas como um cidadão discursando corajosamente no púlpito, ou como um soldado nas ruas.”


Avançar com base na fé

Em seus escritos, Nichiren Daishonin diz: “Empregue a estratégia do Sutra do Lótus antes de qualquer coisa. ‘Todos aqueles que nutrirem a inimizade e a malícia contra vocês serão aniquilados.’ Essas palavras douradas [do 23° capítulo do Sutra de Lótus, “Rei dos Remédios”] nunca provarão ser falsas. Nenhuma estratégia supera a estratégia do Sutra do Lótus. Quando avançamos com base na fé e no Gosho [escritos], podemos derrotar qualquer inimigo, por mais poderoso que seja.


O segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, costumava dizer: “É quando estiverem cansados que devem estudar o Gosho”. O Gosho resplandece com a brilhante vida de Nichiren Daishonin. Quando nos expomos aos ensinamentos de Nichiren Daishonin, nossa vida se transforma e brotam em nós a sabedoria, a coragem e a convicção.


Não avançar é o mesmo que retroceder. Não importando o quanto sejam grandes as dificuldades que encontrarmos, poderemos assegurar a felicidade absoluta enquanto continuarmos a avançar com fé de dedicação sincera e abnegada.


Tornem todos seus aliados

O presidente Toda [segundo presidente da Soka Gakkai] desejava criar uma solidariedade de dez milhões de pessoas pela paz que abrangesse o mundo todo. Ele estava convicto de que a formação dessa força popular em prol da paz asseguraria a estabilidade do país diante do ressurgimento do nacionalismo e abriria também o caminho eterno para a paz mundial. Esses eram a nobre visão e o sonho do Sr. Toda.


Daishonin cita no Gosho a seguinte passagem do sutra: “Apesar de o demônio e de as pessoas maldosas estarem lá, todas protegerão a Lei do Buda.” A pessoa que abraça a Lei Mística pode transformar tudo e todos em seus aliados.


A fé deve se manifestar na ação. Iniciem, por favor, um poderoso avanço com uma forte fé. E também conquistem um grandioso desenvolvimento agindo com coragem.


Para finalizar, gostaria de citar uma vez mais as palavras de Hugo. Ao ser atacado e caluniado, esse nobre escritor respondia com tranquilidade: “As gerações futuras considerarão essas vozes de escárnio como as reverberações da glória.” E disse ainda: “Ser perseguido — não há problemas. Mas seja qual for a forma que a perseguição tomar, uma coisa é certa: devemos enfrentá-la com alegria e amor-próprio.” E também: “Meus amigos, não devem se enfraquecer. Devem persistir em seu objetivo.”


Gostaria de pedir-lhes que demonstrassem com total entusiasmo, firmeza, sabedoria, alegria e coragem, a grande liderança que será lembrada pelas gerações futuras. E, por favor, avancem com brilho e alegria.


Fonte: 
Brasil Seikyo, ed. 1.628, 17 nov. 2001, p. A3 e A4
TAGS:ARTIGOS

• comentários •

;