Discurso proferido pelo presidente da SGI, Daisaku Ikeda, no conselho executivo nacional realizado no Centro de Treinamento da Soka Gakkai de Nagano, em Karuizawa, na Província de Nagano, no dia 7 de agosto de 2001.
O dramaturgo alemão Ernst Toller (1893–1939) ficou famoso por ter sido o primeiro escritor judeu a enfrentar os nazistas. Toller escreveu: “Não se deve ficar em silêncio sob o jugo do barbarismo; é preciso lutar. Quem quer que seja que fique em silêncio em ocasiões assim é um traidor da humanidade.”1
Gostaria de apresentar essas palavras aos membros da Divisão dos Jovens em particular. Ao ser confrontado com atos de desumanidade, não se deve permanecer em silêncio, pois o silêncio equivale a uma aprovação implícita. Se forem atacados verbalmente, devem contra-atacar com uma força dez ou vinte vezes maior. Manifestar esse ardente espírito de luta é uma prova de juventude.
O filósofo francês Henri-Louis Bergson (1859–1941) observou que enquanto continuarmos simplesmente avançando, vamos nos aproximando de nosso objetivo. Além do mais, nesse processo passamos a reconhecer que “os assim chamados obstáculos foram em sua maior parte os efeitos de uma miragem”.2
O importante é continuarmos sempre avançando para concretizar nossos objetivos. É realmente verdade que não avançar é o mesmo que retroceder. Quando desafiamos as circunstâncias com uma forte determinação, percebemos de repente que tudo o que antes parecia ser incômodo e difícil não era algo assim tão grande.
A mente é algo extraordinário. Tudo muda por completo dependendo unicamente de nossa estrutura mental. Essa é a força e a função da Lei Mística dos três mil mundos num único momento da vida.
Fé significa uma esperança ilimitada. Podemos com a fé acumular infinitos benefícios e criar uma vida de ilimitada vitória. O Grande Mestre Dengyo disse: “Descartar o superficial e buscar o mais profundo é o modo de ser de uma pessoa de coragem". Nas épocas difíceis, podemos superar as dificuldades com a fé e renovar nossa determinação de dedicar a vida ao kosen-rufu. Esse tem sido o espírito da Soka Gakkai desde os primeiros dias de nosso movimento e está de acordo com o ensino de Daishonin. Essa fé e convicção tenazes no poder do Gohonzon geram a força para vencer qualquer obstáculo.
A maneira como o presidente Toda serviu, respeitou e protegeu o presidente Makiguchi foi extraordinária em todos os aspectos. Quando se referia ao presidente Makiguchi, o Sr. Toda era a própria imagem da solenidade.
O espírito de mestre e discípulo é a essência da Soka Gakkai. E colocar os membros em primeiro lugar é o eterno espírito da Soka Gakkai. Jamais devemos nos esquecer disso.
Por favor, façam tudo o que puderem para que o local de sua missão floresça, atuando como heróis do kosen-rufu que superam até mesmo os heróis do clássico chinês Romance dos Três Reinos.3
Notas:
1. I was a German: The Autobiography of Ernst Toller. Nova York, William Morrow and Company, 1934, Introdução.
2. Henri Bergson, Mind-Energy: Lectures and Essays. H. Wildon Carr, trad. Nova York, Henry Holt and Company, 1920, págs. 4–5.
3. The Romance of the Three Kingdoms: saga épica dos três reinos rivais que lutavam pelo controle da China no terceiro século.
Fonte: BS, ed. 1.631, 8 dez. 2001, p. A3