Vencer as dificuldades
  • ARTIGOS

Vencer as dificuldades

Extraído do diálogo sobre juventude realizado entre o presidente da SGI, Daisaku Ikeda e responsáveis pela Divisão dos Estudantes Colegiais do Japão, publicada na edição de 26 de novembro de 1997 do Koko Shimpo, jornal da divisão. No Brasil, foi publicado no Brasil Seikyo, edição de 24 de abril de 1999.


Conforme acabaram de mencionar, o título desta série é “Diálogos sobre a Juventude”. A propósito, vocês conhecem a origem da palavra japonesa que designa “juventude” (seishun)? Ela é formada por dois caracteres chineses que significam “verde” e “primavera”, respectivamente. Na China antiga, a cor verde correspondia à primavera, ao passo que a cor vermelha era associada ao verão, a branca, ao outono, e a preta, ao inverno.

Essas cores captam adequadamente as variações das quatro estações. No que diz respeito à nossa própria vida, a infância pode ser comparada ao “inverno negro”, a estação em que tudo está inerte, e as plantas armazenam energia sob a superfície da terra para a primavera seguinte. Quando chega a época propícia e a primavera finalmente se inicia, todas as espécies de seres vivos se agitam com a determinação de rebentar, de florescer. Em inglês, a palavra spring também significa uma primavera em rápidos movimentos, cheia de energia e ímpeto. Em japonês, a palavra primavera (haru) também tem o significado de energia jorrando de dentro para fora.

Conforme a antiga visão chinesa do Universo, “a primavera verde” está associada à direção Leste — em outras palavras, a direção onde o Sol nasce. (A direção do “verão vermelho” é o Sul, do “outono branco” é o Oeste e do “inverno negro” é o Norte.)

A “primavera verde” de nossa vida — de nossa juventude — existe para vivermos com a face voltada para o Sol. Como a estação do crescimento, a juventude é uma época tanto de grandes alegrias como de grandes sofrimentos. Está rodeada por todos os tipos de problemas e preocupações. No entanto, não devemos fugir dessa realidade. A chave é persistir na busca do Sol, continuar se movendo na direção da luz do Sol, à medida que desafiamos os sofrimentos e as angústias que fazem parte da juventude e do desenvolvimento. Por favor, jamais sejam derrotados. Para que uma semente brote, ela deve manifestar um enorme esforço para romper sua casca dura. Para conseguir sair e contemplar o céu azul, esse broto deverá corajosamente abrir o próprio caminho através de uma espessa camada de solo.

Todas as dificuldades pelas quais vocês estão passando agora irão contribuir para o seu desenvolvimento. Os problemas são parte do processo de desenvolvimento. Portanto, devem continuar avançando firmemente, sejam quais forem os sofrimentos e as adversidades. A juventude é o espírito de persistência — de perseverar para crescer e se tornar mais capacitado não obstante os obstáculos. Aqueles que sempre se esforçam para desenvolver-se permanecem jovens independentemente de sua idade. Mas aqueles que não agem, ainda que sejam jovens, ficarão velhos e fracos de espírito.

TAGS:ARTIGOS

• comentários •

;