Vivam uma existência de valor e contribuição
  • ARTIGOS

Vivam uma existência de valor e contribuição

Discurso proferido na 8ª Reunião Nacional de Líderes da Divisão dos Jovens, realizada junto com a Convenção da Divisão do Futuro e o Encontro dos Alunos Soka, no auditório da Universidade Soka, em Haitoji, Tóquio, em 4 de maio de 2008. Nessa atividade, o presidente da SGI e a Sra. Kaneko foram homenageados pela Universidade Yan’an, da China.


A marca do verdadeiro campeão do kosen-rufu

Hoje, Herbie Hancock, um dos maiores pianistas e compositores de jazz do mundo, está aqui conosco. Ele não tem só 28 anos de idade, mas é um jovem de 68! Este ano, ele recebeu dois prêmios Grammy. Parabéns! Isso é realmente impressionante. Estou muito feliz por ele! Ele recebeu o Prêmio Grammy de Álbum do Ano, sendo a primeira vez em 43 anos que um artista de jazz recebe esse prêmio. Herbie também foi nomeado como uma das “100 Pessoas mais Influentes do Ano” pela revista Time (edição de 12 de maio de 2008). Ele diz que considera a sua maior honra o fato de poder demonstrar a prova real da vitória como meu discípulo. Estou realmente comovido com sua sinceridade. Aonde quer que vá, ele segura bem alto e com toda a coragem a bandeira Soka de mestre e discípulo.

Presidente Ikeda cumprimenta Wayne Shorter e Herbie Hancock. Hachioji, Tokyo, out. 2006
 

Herbie também atua como coordenador do Departamento Artístico da SGI. Ele participa do gongyo matinal e do daimoku que se inicia às 7 horas da manhã na sede regional e se esforça ao máximo para incentivar os membros. Isso é muito admirável!

Houve algumas pessoas que, depois que conseguiram conquistar altas posições na sociedade ou que se tornaram famosas, viraram as costas para a prática da fé, tornaram-se arrogantes e ridicularizaram a Soka Gakkai. Nunca confiem nessas pessoas cheias de presunção, mas que não realizam o gongyo nem empreendem nenhuma ação em prol do kosen-rufu. Espero que todos vocês, não importando o quanto se tornem famosos ou importantes, sigam pelo caminho de mestre e discípulo e continuem a realizar as atividades da Soka Gakkai com toda a sinceridade. Essa é a marca do verdadeiro campeão do kosen-rufu.

Gigi Hancock, esposa de Herbie, também é integrante do Departamento Artístico. Ela apoia a carreira internacional do marido há muitos anos. Gostaria de aplaudir sinceramente pelo seu sucesso.


Esforçando-se na linha de frente

Orlando Bloom e Daisaku Ikeda, Japão 2006
 

Orlando Bloom, jovem ator conhecido internacionalmente, também está todos os dias se empenhando vigorosamente como membro da Divisão dos Jovens da SGI. Tive o prazer de conhecê-lo. Além de ter atuado em filmes que conquistaram fãs no mundo inteiro, ele está se esforçando na linha de frente de nossa organização em prol do kosen-rufu como vice-responsável da Divisão Masculina de Jovens de comunidade [na época].

No início deste ano, a estrela do futebol italiano, Roberto Baggio, que também é membro da SGI, participou da Convenção da Divisão dos Jovens da Europa realizada em comemoração do 50º aniversário do Dia 16 de Março, Dia do Kosen-rufu. Nessa ocasião, ele pediu aos cinco mil jovens presentes que vivessem de forma a fazer com que seu mestre sentisse orgulho.

E a coordenadora da Divisão Feminina de Jovens da SGI-USA, Vinessa Shaw, enquanto atua alegremente na vanguarda das atividades em todos os Estados Unidos, também está conquistando cada vez mais sucesso como atriz de Hollywood.

Atualmente, muitos indivíduos de magnífico talento e capacidade e com uma forte fé na Lei Mística estão atuando ativamente em todo o mundo. Está sendo criada a correnteza para uma nova era. O futuro é realmente brilhante.


Usem tudo como trampolim para seu crescimento

Gostaria de mais uma vez agradecer ao rei do jazz Herbie Hancock e sua esposa Gigi por terem vindo dos Estados Unidos apesar de sua agenda lotada para comemorar esta ocasião conosco. Vencendo vários desafios na vida, Herbie criou obras musicais que comovem o coração das pessoas no mundo inteiro. Ele tem trabalhado de forma incrivelmente árdua. Isso é algo que todos vocês precisam considerar. Gostaria de novamente parabenizá-lo com toda sinceridade pelos doze prêmios Grammy que ele recebeu durante sua distinta carreira. Fico muito feliz e orgulhoso em ver cada vez mais membros nossos conquistando um maravilhoso sucesso em vários campos.

Uma das mais excelentes qualidades de Herbie é o sentimento de gratidão — uma característica de todos os indivíduos admiráveis. A pessoa arrogante e corrupta não tem gratidão. Em meus 80 anos de vida, descobri que essa é uma verdade infalível.

Certa vez, quando ainda era jovem e durante uma apresentação com o grande virtuose do jazz Miles Davis (1926–1991), Herbie diz ter tocado uma nota declaradamente errada. Quando imaginou que havia acabado totalmente com a música, Davis instantaneamente começou a tocar algo tão maravilhoso em cima daquela nota que fez com que ela soasse de uma nova forma, criando algo ainda melhor. Herbie recorda-se daquele momento com profunda gratidão por Davis. Aplicando aquela experiência a sua vida, ele disse que às vezes as coisas que as pessoas consideram como erro ou falha são realmente a fonte para construir uma vida ainda melhor.

Não permitam que os erros ou os problemas derrotem vocês, mas levantem-se e triunfem sobre eles, utilizando tudo como trampolim para seu crescimento, para um novo sucesso ou para uma conquista maior — essa atitude é realmente louvável.



Fonte: Brasil Seikyo, ed. 1.952, 23 ago. 2008, p. A3

TAGS:ARTIGOS

• comentários •

;