13 grandes encontros de Daisaku Ikeda
  • JUVENTUDE

13 grandes encontros de Daisaku Ikeda

É o ano da expansão e você tem dificuldade para fazer amigos?
SeikyoPost traz 13 grandes encontros do presidente Ikeda que viraram amizade e que vão te inspirar!



  1. Como primeiro e memóravel encontro destacamos o do dia 14 de agosto de 1947, quando amigos do jovem Daisaku Ikeda o convidam para uma “reunião sobre filosofia” com um ótimo professor. Essa pessoa é Josei Toda – seu mestre –, com quem Ikeda cria uma profunda unicidade na luta pelo kosen-rufu.  




  2. Com o historiador britânico Arnold Toynbee, Daisaku Ikeda conversa por  vários dias em maio de 1972 e maio de 1973, sobre assuntos relacionados à vida, ética e religião. O diálogo é publicado posteriormente com o título Choose Life: A Dialogue (Escolha a Vida). O livro é traduzido para 26 idiomas.




  3. Em junho e dezembro de 1974, Daisaku Ikeda vai à China e dialoga com o premiê Zhou Enlai, com o desejo de amenizar a tensão existente entre as grandes potências nucleares mundiais. Essa amizade também gera significativas melhorias nas relações sino-japonesas.  




  4. Em setembro de 1974, na União Soviética, conversa com Aleksey Kosygin. "Aprecio sua filosofia. Também precisamos concretizar esses ideais aqui na União Soviética. Você disse ser um defensor da paz. Todas as nossas ações estão baseadas na posição fundamental de que valorizamos a paz e não criaremos hostilidades", afirma o premiê.  



  5. Em 1975, vai aos Estados Unidos para se encontrar com o secretário de Estado Henry Kissinger. "Shin-iti esperava ansiosamente por essa oportunidade porque Kissinger era a pessoa com quem ele tinha muitas esperanças de dialogar sobre a paz mundial", descreve o presidente Ikeda no romance Nova Revolução Humana.  




  6. Em 1990, o presidente Ikeda se encontra com Mikhail Gorbachev, como um embaixador civil disseminando a cultura de paz Soka. "As primeiras palavras que pronunciei foram: 'Vim para conversar com o senhor'. Estava convidando-o a engajar-se em um diálogo frutífero e abrangente", diz Ikeda. Essa postura do líder da SGI deu início a uma sincera amizade entre os dois.  




  7. Em 31 de outubro de 1990, recebe o lendário defensor dos direitos humanos, Nelson Mandela, no edifício do Seikyo Shimbun em Shinanomati, Tóquio.  “Seja bem-vindo, herói do povo!”, cumprimentou Ikeda.  








  8. Com o pianista e compositor brasileiro, Amaral Vieira,  o presidente Ikeda conversou em 1991 e a sólida amizade entre ambos perdura até hoje.  







  9. O diálogo com a "mãe do movimento pelos direitos civis" dos Estados Unidos, Rosa Parks, ocorre em janeiro de 1993.  





  10. Em fevereiro de 1993, no Brasil, Daisaku Ikeda conhece o então presidente da Academia Brasileira de Letras, Austregésilo de Athayde : “Não há outro que o exceda e poucos a ele se assemelham, em criatividade, engenho para descobrir as perspectivas do futuro e com o privilégio de sua perspicácia e penetração, receber as homenagens para mudar a face dos tempos e abrir à humanidade o grande caminho de sua união...”, escreveu.  



  11. Conhecido por seu talento que lhe rendeu um Oscar e dez Grammy, o pianista de jazz Herbie Hancock (na foto, ao lado de Wayne Shorter)  é associado da SGI e se encontra com o presidente Ikeda  em 13 de abril de 1999, em pleno esplendor primaveril (no Hemisfério Norte), em visita à sede do Seikyo Shimbun, em Shinanomati, Tóquio.  





  12. Em fevereiro de 2005, em Tóquio, Ikeda se encontra com Wangari Maathai, “mãe do meio ambiente da África” à frente do Movimento do Cinturão Verde e prêmio Nobel da Paz de 2004. Em fevereiro de 2006, ela visita a Universidade Soka em Hatioji, proferindo uma palestra.  




  13. O diálogo entre o presidente Ikeda e o astrônomo brasileiro Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, acontece  no dia 26 de maio de 2005 e é publicado em 2009 com o título Astronomia e Budismo.  O presidente Ikeda também é nomeado como o primeiro Sócio Honorário Estrangeiro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro Membro Efetivo e Perpétuo da Academia Brasileira de Filosofia depois desse encontro.  


TAGS:JUVENTUDE,SEIKYOFEED

• comentários •

;