A ponte que liga o sonho e a realidade
  • JUVENTUDE

A ponte que liga o sonho e a realidade

Nestas últimas semanas, a música teve um grande destaque nos eventos cotidianos. Tivemos o Super Bowl  (apresentação no intervalo no campeonato nacional de futebol americano) no dia 7 e segunda dia 15, tivemos o Grammy Awards (premiação dos melhores cantores).


De todas as apresentações, existem duas que merecem destaque. Vou começar falando do Super Bowl onde Beyoncé, também conhecida como Queen B para os ‘íntimos’, apresentou sua nova música Formation, que tocou em uma ferida norte americana: o racismo.



Já no Grammy Awards, a queridinha Taylor Swift ao agradecer por ter ganhado a categoria álbum do ano, deixa o seu recadinho para as jovens mulheres não desistirem dos seus sonhos, por mais difíceis que eles sejam.



A bandeira que eu gostaria de levantar aqui, não é a do racismo ou a do feminismo, particularmente, existem elementos complexos e simbólicos que precisam e merecem o devido carinho para serem escritos. Então você me pergunta: “Sobre o que você quer falar afinal Cristiane?” Sorridente, eu te respondo: sobre sonhos.


Em uma passagem do livro Juventude Sonhos e Esperança o Presidente Ikeda diz: “Sem esforços tenazes, os sonhos terminarão em meras fantasias. O esforço é a ponte que liga o sonho e a realidade. As pessoas que se esforçam são cheias de esperança. Isto significa que a esperança nasce do esforço. Tenham grandes sonhos e avancem até onde forem capazes. Assim é a juventude.” (Juventude Sonhos e Esperança, p 35).


E o meu argumento de linkar Beyoncé, Taylor, sonhos e budismo está nesta frase: “o esforço é a ponte que liga o sonho e a realidade”. Hoje, se essas mulheres são reconhecidas mundialmente, deve-se a um grande esforço que cada uma fez. Esforço este, executado quando estamos sozinhos, de noite, no sábado, fazendo um pouco ‘ a mais’ do que as outras pessoas (mais precisamente, quando nossos amigos estão em algum bar ou balada). Soa parecido com o que você sente? Você não está sozinho, por várias vezes me encontro nesta situação também e toda a vez que me questiono se este esforço é o suficiente para tornar o meu sonho real, eu procuro me esforçar um pouco mais.


 Sei que ainda não sou uma mulher que ganhou um Grammy Awards de melhor álbum do ano ou que consegue dançar maravilhosamente de salto na grama no Super Bowl, mas tenho certeza ao escrever: se eu consigo você também vai conseguir! E mais, o grande e real segredo para esse sucesso todo é você se divertir no processo.


Cada pequena vitória e conquista que você vai alcançar para chegar até o seu sonho, terá um sabor e um gostinho que só você vai conseguir descrever. A graça está aí, no pequeno passo que você dá, nos 5 minutinhos a mais, na forma positiva que você pensa. Afinal, um montante de pequenas conquistas, ao meu ver, é uma grande vitória e com a somatória de grandes vitórias.... realização de um sonho.


TAGS:JUVENTUDE

• comentários •

;