Nestas últimas semanas, a música teve um grande destaque nos eventos cotidianos. Tivemos o Super Bowl (apresentação no intervalo no campeonato nacional de futebol americano) no dia 7 e segunda dia 15, tivemos o Grammy Awards (premiação dos melhores cantores).
De todas as apresentações, existem duas que merecem
destaque. Vou começar falando do Super Bowl
onde Beyoncé, também conhecida como Queen B para os ‘íntimos’, apresentou sua
nova música Formation, que tocou em uma ferida norte americana: o
racismo.
Já no Grammy Awards, a queridinha Taylor Swift ao agradecer por ter ganhado a categoria álbum do ano, deixa o seu recadinho para as jovens mulheres não desistirem dos seus sonhos, por mais difíceis que eles sejam.
A bandeira que eu gostaria de levantar aqui, não é a do
racismo ou a do feminismo, particularmente, existem elementos complexos e
simbólicos que precisam e merecem o devido carinho para serem escritos. Então
você me pergunta: “Sobre o que você quer falar afinal Cristiane?” Sorridente,
eu te respondo: sobre sonhos.
Em uma passagem do livro
Juventude Sonhos e Esperança o Presidente Ikeda diz: “Sem esforços tenazes, os
sonhos terminarão em meras fantasias. O esforço é a ponte que liga o sonho e a
realidade. As pessoas que se esforçam são cheias de esperança. Isto significa que
a esperança nasce do esforço. Tenham grandes sonhos e avancem até onde forem
capazes. Assim é a juventude.” (Juventude Sonhos e Esperança, p 35).
E o meu argumento de linkar Beyoncé, Taylor, sonhos e budismo está nesta frase: “o esforço é a ponte que liga o sonho e a realidade”. Hoje, se essas mulheres são reconhecidas mundialmente, deve-se a um grande esforço que cada uma fez. Esforço este, executado quando estamos sozinhos, de noite, no sábado, fazendo um pouco ‘ a mais’ do que as outras pessoas (mais precisamente, quando nossos amigos estão em algum bar ou balada). Soa parecido com o que você sente? Você não está sozinho, por várias vezes me encontro nesta situação também e toda a vez que me questiono se este esforço é o suficiente para tornar o meu sonho real, eu procuro me esforçar um pouco mais.
Cada pequena vitória e conquista que você vai alcançar para chegar até o seu sonho, terá um sabor e um gostinho que só você vai conseguir descrever. A graça está aí, no pequeno passo que você dá, nos 5 minutinhos a mais, na forma positiva que você pensa. Afinal, um montante de pequenas conquistas, ao meu ver, é uma grande vitória e com a somatória de grandes vitórias.... realização de um sonho.