Acalentem grandes sonhos
  • JUVENTUDE

Acalentem grandes sonhos

Quanto mais alta a montanha, maior será a satisfação ao atingir o topo

Discurso do presidente Ikeda, extraído de um discurso proferido na primeira Reunião de Líderes Centrais da Soka Gakkai, Tóquio, 20 de janeiro de 1988.


Naturalmente, existem diversas formas de viver a juventude, e não há necessidade de sugerir uma única perspectiva para todos. Mas, independentemente do caminho que escolherem, o que irá desempenhar papel decisivo no rumo que sua vida tomará no futuro é o fato de viverem a época da juventude ao máximo ou a deixarem passar sem realizar nenhum esforço efetivo.


O Sr. Toda frequentemente nos orientava nesse sentido: “Se quiserem realizar algo grandioso, é importante que tenham a determinação de alcançá-lo na fase dos 20 ou 30 anos. Se esperarem até estarem na faixa dos 40 anos e, então, de repente decidirem se lançar a uma grande aventura, será muito mais difícil obter êxito”.


Ele também recomendava: “Os jovens devem acalentar sonhos que, de tão grandes, pareçam quase impossíveis de alcançar. Na vida, é inevitável que só consigamos concretizar uma fração daquilo que gostaríamos. Portanto, se já partirem de sonhos pequenos demais, acabarão não conseguindo realizar nada. Que bem terão construído com a sua vida?”.


Lutar para concretizar um grande ideal na fase dos 20 e 30 anos é a chave para desfrutar uma incomparável satisfação e realização nesta aparentemente longa, apesar de curta, existência.


Só se é jovem uma vez. Que tristeza seria chegar aos 40 ou 50 anos e ser tomado de pesar e arrependimento. Uma vida de descontentamento — uma vida não realizada e semirrealizada como a fogueira que crepita e começa a fumegar, mas nunca se torna flamejante com grandes labaredas — também é um terrível desperdício.


Por isso, vocês devem fazer a chama da vida arder com total intensidade e se esforçar ao máximo durante a juventude, quando se encontram no auge de suas forças e saúde. Tudo é em benefício próprio.


O Sr. Toda ensinava que os jovens devem acalentar ideais elevados e avançar com radiante e ardente energia. Quanto mais alta a montanha que você almejarem, maior será a satisfação que sentirão ao atingir o topo. Esse é um modo de vida repleto de paixão e crescimento, transbordante de poderosa fé na Lei Mística.


Kosen-rufu é o topo da montanha suprema da humanidade, o ideal mais significativo e nobre de todos. Também é o ideal mais realista, a necessidade mais premente da sociedade e da época. Dediquem a juventude e a vida, plena e irrestritamente, ao grande ideal do kosen-rufu. Uma vida assim está de acordo com os ensinamentos de Nichiren Daishonin e incorpora a essência do espírito imutável da Soka Gakkai




Fonte:


Brasil Seikyo, ed. 2333, 23 jul. 2016 - Encontro com o mestre


TAGS:JUVENTUDE

• comentários •

;