Avançar a partir deste momento
  • JUVENTUDE

Avançar a partir deste momento

Texto extraído e adaptado da entrevista do presidente Ikeda ao Seikyo Shimbun sobre os desafios do primeiro emprego para os jovens publicado no Brasil Seikyo, ed. 2.150, 6 out. 2012, p. B2.


O sério comprometimento dos jovens tem o poder de promover um desenvolvimento dinâmico no local de trabalho. A contribuição desses jovens talentosos, que representam a nova geração, são o tesouro e a esperança da sociedade.

Constantemente penso em vocês, jovens: “Será que estão bem de saúde?”; “Será que tomaram um bom café da manhã?”; “Será que estão dormindo bem e o suficiente?”

Todos os dias, oro sinceramente com o desejo de que os jovens que conseguiram o primeiro emprego desfrutem cada dia com saúde e excelente disposição e vivam sem arrependimentos.

Por favor, aprendam ao máximo com seus colegas de trabalho e, ao mesmo tempo, evidenciem sua força renovadora com grande vigor e alegria.

Naturalmente, nem sempre tudo dá certo desde o início. Talvez vocês venham a cometer erros. Podem também virem a ser advertidos ou chegar um momento em que questionem se estão no trabalho certo.

Mas, nesses momentos, lembrem-se sempre do espírito entusiástico com o qual deram o primeiro passo em relação ao trabalho. O importante é a decisão estabelecida “neste momento” e a ação que empreenderão “a partir de agora”.

O jazzista americano e membro da SGI-USA, Wayne Shorter, comentou que, para ele, o espírito do princípio budista da verdadeira causa — de sempre avançar a partir deste momento — significa, na prática, nunca esquecer o espírito primordial. Enquanto o mantivermos firmemente em nossa vida, sempre evidenciaremos criatividade e ideias inovadoras.

Vocês praticam o Budismo Nichiren, o ensinamento para alcançar a vitória absoluta.

Nas escrituras, o buda Nichiren Daishonin cita uma passagem do Sutra Contemplação da Mente como Solo que diz:

Se deseja saber as causas que foram feitas no passado, observe os efeitos que se manifestam no presente. E se deseja saber os efeitos que se manifestarão no futuro, observe as causas que estão sendo feitas no presente. (CEND, v. I, p. 292)

Não importa sua situação no presente momento. Todos que agem com base numa firme determinação já criaram a causa para a vitória. Portanto, quero transmitir minhas mais sinceras congratulações a vocês, membros da Divisão dos Jovens, cuja vitória no futuro já está garantida.

 

 

TAGS:JUVENTUDE

• comentários •

;