Cultivar verdadeiras amizades
  • JUVENTUDE

Cultivar verdadeiras amizades

Texto extraído do livro Juventude, Sonhos e Esperança, v. 1 e 2, publicado no jornal Brasil Seikyo, ed. 2.144, 18 ago. 2012, p. D2 e D3.

Amizade é o laço que une o coração de uma pessoa ao de outra. Não se trata de lucro pessoal ou de posição social, nem de estratégia ou de interações superficiais, mas de genuína sinceridade.

A amizade é o tesouro mais belo, poderoso e valioso da vida. Ela é sua verdadeira riqueza. Por mais alta que seja a posição na sociedade conquistada ou por mais que a pessoa se torne rica, uma vida sem amigos é, na verdade, triste e solitária e leva a uma existência egocêntrica e desequilibrada.

Não existe nada mais maravilhoso que a amizade na juventude. Considerando que na idade adulta o egoísmo e o interesse sempre prevalecem nos relacionamentos ou que os amigos surgem de acordo com as circunstâncias, a amizade na época da escola é livre desses artifícios.

Vocês nasceram neste vasto universo e neste pequeno planeta Terra na mesma era das pessoas ao seu redor. E é raro encontrar entre bilhões de pessoas que vivem neste mundo amigos sinceros e incondicionais com quem podemos agir de forma totalmente natural e que compreendem nossos sentimentos intuitivamente, sem muita necessidade de palavras.

A verdadeira amizade não é uma relação de dependência, mas sim de independência. É um laço duradouro que liga indivíduos autoconfiantes, companheiros que compartilham o mesmo juramento, os mesmos comprometimentos na mesma dimensão espiritual.

A amizade é determinada pela maneira como vivemos a vida.

Amizades profundas são muito raras

Existem muitos tipos de amizade. Algumas duram a vida inteira, outras, apenas um período — um, cinco ou vinte anos. Às vezes, seus sentimentos não mudam, mas os das outras pessoas sim. Vocês não devem ficar obcecados com a ideia de que a amizade deve durar a vida inteira. Uma amizade tem significado mesmo que dure pouco tempo. O importante é que ajam com sinceridade em cada encontro.

Espero que desfrutem verdadeiramente cada dia que passarem juntos, sem se preocuparem com o tempo que essa amizade durará. Amizades profundas são raras. Cultivá-las é como acompanhar o crescimento de uma vigorosa árvore — um processo que requer um método de cultivo diferente do empregado no desenvolvimento de plantas e arbustos pequenos.

A vantagem de ser sincero é que terá bons amigos sempre

Se sempre forem sinceros com os outros, naturalmente ficarão cercados de bons amigos. E, entre essas pessoas, criarão uma amizade que durará a vida inteira e será tão forte e inabalável como uma enorme árvore. Não sejam impacientes. Por favor, em primeiro lugar, empenhem-se em desenvolver a si próprios e tenham certeza de que um número infinito de maravilhosos encontros os aguarda.

De qualquer forma, é importante compreender que a amizade depende da gente, e não dos outros. Tudo depende de nossa atitude e contribuição. Espero que não sejam amigos somente nas boas ocasiões, do tipo que só ajudam os outros quando a situação está boa, abandonando-os quando surge algum problema. Tornem-se o tipo de pessoa leal aos amigos.

 

TAGS:JUVENTUDE

• comentários •

;