Cumprir o juramento de agir por uma sociedade melhor
  • JUVENTUDE

Cumprir o juramento de agir por uma sociedade melhor

Quando assumimos o compromisso de realizar um nobre ideal, criamos força para vencer qualquer impasse

Nichiren Daishonin dedicou sua vida em busca de um caminho para solucionar o sofrimento de todas as pessoas, encarando-os como o seu próprio. Com isso, jurou transmitir o budismo para a concretização da felicidade e dignidade do mundo inteiro.

Estudou documentos budistas e considerou o Sutra do Lótus o mais importante, pois ensina as pessoas a manifestar seu ilimitado potencial e colocá-lo em prática. Ele sofreu forte oposição e perseguições das autoridades, as quais puseram em risco a sua vida, em decorrência da falta de compreensão sobre o seu ensinamento. Entretanto, continuou encorajando e revitalizando as pessoas.

Também estabeleceu a prática da recitação do Nam-myoho-renge-kyo e inscreveu o Gohonzon como objeto de fé e de devoção. Revelou o ensinamento que é a essência do Sutra do Lótus, abrindo assim o caminho concreto para todos atingirem o estado de buda.

No tratado Estabelecer o Ensinamento Correto para a Pacificação da Terra, afirmou que a paz e a prosperidade social eram indispensáveis para se construir a felicidade individual: “Se a nação for arruinada e os lares destruídos, para onde as pessoas fugirão em busca de segurança? Se o senhor se importa realmente com a segurança pessoal, deve primeiro orar pela paz e segurança nos quatro quadrantes da Terra, não é verdade?” (CEND, v. I, p. 24).

Daishonin fez do princípio de “estabelecer o ensinamento correto para a pacificação da terra” o alicerce de suas ações. “Estabelecer o ensinamento correto para a pacificação da terra” significa fazer da filosofia de respeito à dignidade da vida o princípio fundamental a sustentar a comunidade social para, assim, construir um local em que as pessoas possam viver em paz e tranquilidade.

Os três primeiros presidentes da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi, Josei Toda e Daisaku Ikeda, por meio de seus incansáveis esforços reviveram a filosofia e as ações de Nichiren Daishonin nos tempos modernos. Com base em suas orientações, os membros da SGI dedicam-se a várias atividades, como diálogos e encontros em que também aprofundam a compreensão nos escritos de Nichiren Daishonin e nas orientações do presidente Ikeda, compartilhando experiências da prática da fé, encorajando-se e apoiando-se uns aos outros.

O Budismo Nichiren capacita as pessoas a concretizar a felicidade de si e das demais. Além disso, valoriza a contribuição de cada indivíduo em suas respectivas comunidades como bons cidadãos, de confiança e indispensáveis no lar, no trabalho e na sociedade.

É nas relações de vida a vida e diálogos que expandimos a rede de pessoas que atuam com o mesmo objetivo. Kosen-rufu é o grandioso movimento promovido pela Soka Gakkai Internacional (SGI) que herdou a essência do espírito de Shakyamuni e visa a paz mundial neste momento.


JURAMENTO DE HIPÓCRATES


Muitas profissões possuem sua atuação baseada em um código de ética. O juramento de Hipócrates é um juramento solene efetuado pelos médicos, tradicionalmente por ocasião de sua formatura, no qual juram praticar a medicina honestamente.

Hipócrates é considerado o “pai da medicina”. Ele nasceu na Grécia, em Cós, ilha grega do Dodecaneso, em torno de 460 a.C. Dentre os textos atribuídos a ele, o mais famoso da Grécia antiga é o juramento que leva seu nome. Em termos gerais, por meio desse juramento o médico se compromete a ser um bom profissional prezando ao máximo cada vida humana. Todavia, cabe a cada um seguir ou não o seu próprio juramento.

Da mesma forma acontece com o compromisso que assumimos em prol do kosen-rufu. É uma escolha que cabe a cada um realizar.

Com o exemplo de Nichiren Daishonin e dos Três Mestres, entendemos com a vida deles, que não pouparam esforços para que hoje desfrutássemos a boa sorte de praticar este grandioso ensinamento e comprovássemos grandes vitórias na vida, a importância do juramento.

Quando assumimos o compromisso de realizar um nobre ideal, isso nos motiva a vencer qualquer impasse, nos fortalece e nos engrandece. Assim é viver na órbita do kosen-rufu. Isso nos possibilita a conquistar uma vida grandiosa, repleta de boa sorte e felicidade.


COMPROMISSO COM A VITÓRIA


“A característica que define os bodisatvas é o seu juramento. O juramento dos bodisatvas da terra é propagar o Sutra do Lótus. Por isso, para nós é importante recitarmos daimoku com esse juramento pelo kosen-rufu determinando com todo o nosso ser ajudar àqueles ao redor a serem genuinamente felizes. Recitar Nam- myoho-renge-kyo sem esse juramento não é fazer a oração dos bodisatvas da terra”. Daisaku Ikeda

O juramento pelo kosen- rufu está repleto da poderosa energia vital de um buda capaz de extinguir todas as influências negativas.

O presidente Ikeda esperava que cada membro, sem exceção, pudesse desfrutar grandes benefícios. Desejava que vencesse doenças, dificuldades financeiras e todos os tipos de adversidades e que se tornasse feliz de verdade. Para suplantar os obstáculos, a oração precisava estar imbuída do juramento de concretizar o kosen-rufu.

Todos nós temos nossos problemas e sofrimentos. Para ultrapassá-los, é importante ter a determinação de que faremos isso para contribuir para o kosen-rufu. Se estivermos sofrendo em decorrência de doenças, por exemplo, então, jurar vencer essa doença e obter força e energia vital necessárias para poder agir livremente pelo kosen-rufu e demonstrar a validade do Budismo de Nichiren Daishonin às pessoas se transformarão num impulso para nossa recuperação.

A recitação do Nam-myoho-renge-kyo, em si, certamente nos traz benefícios. Mas quando nossa oração para vencer a doença se une a um profundo senso de missão pelo kosen-rufu, isso põe em movimento as engrenagens da mudança direcionando-a para uma transformação interior fundamental, a transformação do nosso estado de vida e do nosso destino. Quando oramos sinceramente com base no juramento de realizar o kosen-rufu, a nobre condição de vida dos bodisatvas da terra surge dentro de nós, o estado de vida iluminado de Nichiren Daishonin começa a pulsar em nosso ser e somos capazes de manifestar nosso estado de buda inerente. Esta é a revolução de nosso estado interior que torna possível uma transformação drástica em nosso destino.

Além disso, quando nos empenhamos e oramos pensando em como compartilhar o budismo com as pessoas e concretizar nossos objetivos referentes ao kosen-rufu, já estamos expressando o estado de vida dos bodisatvas da terra. Portanto, mediante tais esforços também podemos ultrapassar e solucionar nossos problemas pessoais.

Quando o radiante sol do estado de vida dos bodisatvas da terra se levanta em nós, a escuridão dos sofrimentos se dissipa e podemos trilhar brava e intrepidamente o caminho seguro rumo à felicidade.


Fonte:

Brasil Seikyo, ed. 2413, 31 mar. 2018, p. C2-C3
Brasil Seikyo, ed. 2342, 8 out. 2016, p. B2
TAGS:JUVENTUDE

• comentários •

;