Desejo que contagia o mundo inteiro
  • JUVENTUDE

Desejo que contagia o mundo inteiro

Depende dos jovens a determinação de criar uma sociedade diferente a partir de agora

Presidente Ikeda dá dicas de como os jovens podem empreender esforços para se tornar cidadãos que contribuem para a felicidade de toda a humanidade. As respostas foram retiradas dos livros Juventude Sonhos e Esperança, v. 1, e Diálogo sobre a Juventude, v. 3.


Como cidadão do mundo, posso contribuir para mudar a realidade da sociedade em que vivo?

A responsabilidade pelo domínio da violência em nosso mundo atual recai sobre os líderes da sociedade — sobre os adultos, incluindo políticos, educadores e meios de comunicação de massa. Mas criticá-los simplesmente não mudará nada.


Depende de vocês, jovens, se levantarem com a determinação de criar uma sociedade diferente a partir de agora. O importante é que comecem a agir de forma não violenta, iniciando em seu próprio meio.


Unam-se para promover a paz

Somente quando as pessoas adquirirem coragem de lutar pela justiça, ainda que ninguém mais as apoie, poderão conduzir o mundo para a paz e para o bem. E quando essas pessoas somarem forças, unidas por laços de firme solidariedade, será possível transformar a sociedade. Porém, tudo começa com vocês. É preciso que sejam valentes. O resto surge naturalmente.


Espero que cultivem várias amizades. Pode parecer simples, mas a guerra e a violência serão banidas da face da Terra quando a amizade das pessoas abarcar o mundo.


Qual incentivo o senhor nos daria para que nos tornemos pessoas que realmente contribuem com a sociedade?

Há um impressionante lema gravado na insígnia da Universidade de Sydney, em latim, que diz “Sindere mens eadem mutato”, que pode ser traduzido como “Embora as estrelas mudem, nosso espírito permanece inalterável”.


As constelações variam de acordo com a estação, mas o espírito permanece inalterável, irradiando sua luz da sabedoria por toda a eternidade. Em outras palavras, não há nada mais poderoso que a força do espírito, que é nossa própria essência. Napoleão fez a mesma declaração. E a fonte propulsora dessa grande força nada mais é que a correta fé.


Tenham êxito em todos os empreendimentos

Espero que vocês se tornem as pessoas que descortinarão um milênio diferente para a humanidade, empunhando bem alto a espada preciosa da grandiosa filosofia humanística do budismo e a pena da justiça.


Gostaria de aclamar a vocês, jovens estudiosos da paz para o novo século: “Jamais sejam derrotados, sejam quais forem as circunstâncias! Conduzam uma vida brilhante e jubilosa! Tenham êxito em todos os seus empreendimentos com infinita força e espírito invencível!”.


Fonte: 
Brasil Seikyo, ed. 2.151, 13 out. 2012, p. D2
TAGS:JUVENTUDE

• comentários •

;