Feliz ano todo!
  • FAMÍLIA

Feliz ano todo!

Recém criado, o SeikyoPost está conquistando a admiração de muitos leitores, conforme comentários já postados. Torna-se, assim, um canal interativo que promete se expandir ainda mais. Sinto-me afortunado em poder colaborar de alguma forma. Há quase seis anos eu dava por encerrada a postagem das mensagens EPV (Eterna Primavera de Vitórias), cuja série se iniciou junto com o primeiro dia da primavera de 2006. Em uma das 1.234 mensagens diárias e consecutivas, referi-me ao início do ano em que firmamos novas decisões com esperança de que seja muito melhor que o anterior.

O Ano-Novo japonês, oshougatsu, é a comemoração mais importante do calendário da “Terra do Sol Nascente”. Além da passagem do ano velho e chegada do novo, a festa continua por mais três dias ou até uma semana. O comércio, os bancos e as empresas fecham suas portas em um feriado nacional. Mas engana-se quem imagina que os nipônicos celebram esse reveillon vestidos de branco, bebendo champanhe ou pulando sete ondas em uma praia para depois cair na folia em um carnaval fora de época, como ocorre no Brasil.

Muitos japoneses até se dirigem às praias mais famosas do arquipélago, como a ilha de Odaiba, em Tóquio, para ver shows de artistas de J-pop ou danças tradicionais, em uma festa que normalmente termina com uma modesta queima de fogos. Considerado sagrado pelos japoneses, o oshougatsu é, acima de tudo, uma data reservada para que a pessoa possa se purificar, fazer orações e dar boas-vindas ao ano que se inicia.

Uma curiosidade: em vez de saudar o futuro, como os ocidentais fazem ao dizer “Feliz Ano-Novo”, os japoneses agradecem pelos favores obtidos no ano que está terminando, dizendo: “Akemashite omedetou gozaimasu!” (Parabéns pela passagem para o Ano Novo!).

Então, “Akemashite omedetou gozaimasu!” a todos! Quando agradecemos pelos eventos que se passaram, o horizonte do futuro se abre como um portal de boa sorte e de vivas esperanças!

No entanto, com base em princípios do Budismo Nichiren, ano bom ou ruim só depende da determinação de cada um. Dificuldades e situações inesperadas sempre surgirão em nosso caminho e devem ser vistas como oportunidades para a nossa revolução humana. Mesmo tendo consciência da difícil realidade que o país atravessa no âmbito econômico, político e social, toda essa crise precisa ser encarada como ponto de partida de ações proativas sem nos deixarmos levar pela inércia e passividade.

A decisão de vencer a cada dia inicia-se pela determinação própria criada neste início de ano, mas deve permanecer durante o transcorrer do ano todo. Se, em determinado momento, desistirmos de avançar então o ano tomará a direção que nossa escuridão fundamental apontar.

Já adentramos no ano da "Expansão da Nova Era do Kosen-rufu Mundial"!

Uma analogia que gosto de usar:

Lembra-se de quando, no passado, o carro da família morria, ou seja, acabava a bateria? Só tinha um jeito de fazê-lo funcionar: no tranco!

“Dinâmico avanço”, do tema da SGI de 2015, corresponde a fazer o carro “pegar no tranco”. Talvez por falta de uso, a bateria arriou e ficou com fraca energia. Yakushin também significa “bailar de alegria”. Quando, apenas com o empurrão o carro pegava, todos no seu interior se alegravam como se quisessem bailar de contentamento.

Já “expansão” pode ser compreendida como “cuidar para que o carro não morra mais”.

Portanto, o forte “empurrão” propiciado pela campanha Humanismo em Ação, quando cada um compreendeu que o shakubuku é a própria vida, fez com que nos comprometêssemos com a natural atuação pelo kosen-rufu. Nesta nova era, especialmente no último dos três anos dourados, jamais devemos enfraquecer no sublime caminho de mestre e discípulo, para concretizar o que de mais nobre existe em nossas vidas. Vamos viver cada dia de 2016 com esse espírito, de nunca retroceder e vencer cada batalha!

Cordiais saudações a todos que recebem 2016, o “Ano da Expansão da Nova Era do Kosen-rufu Mundial”! Parabéns por mais esta conquista e pelas vitórias que construirão no decorrer destes 366 dias do terceiro ano dourado da SGI, como religião mundial!

Já se passaram alguns dias no ano, então ele não é tão novo mais. Até porque já está andando... Então, Feliz Ano Todo!

TAGS:FAMÍLIA

• comentários •

;