Inspire-se para vencer os desafios diários
  • FAMÍLIA

Inspire-se para vencer os desafios diários

Encorajar-se enquanto motiva as outras pessoas é a base do budismo

Crescer em conjunto

O presidente Ikeda reflete: “Todos nós temos desafios diários na vida. Contudo, em sua maioria, são desafios voltados aos interesses pessoais, tais como resolver questões financeiras, familiares, buscar soluções para emprego e escola etc. Raramente os desafios estão voltados para criar ambiente e circunstância para o crescimento de outras pessoas. A Soka Gakkai destaca-se por promover esse ambiente e essa consciência entre seus membros. Em tese, não estamos praticando apenas para resolver questões pessoais, mas fundamentalmente para o kosen-rufu, que diz respeito ao bem-estar e ao desenvolvimento de outras pessoas”.


Tenha coragem e esperança

Ele continua: “O fator mais importante neste momento é desafiar com coragem e esperança mesmo as tarefas que não gostem de realizar, pois vocês são o tesouro do futuro. Nesse esforço constante existe o desenvolvimento próprio para crescer como uma pessoa tão forte que nada poderá derrotá-la”.


Espírito inabalável

“O kosen-rufu é um desafio contínuo para plantar as sementes do estado de Buda no coração de cada pessoa que encontramos. Requer um espírito inabalável para enfrentarmos várias circunstâncias adversas”.


Desafie a si mesmo

“A paz deverá ser concretizada infalivelmente pelos jovens. Por isso, você deve desafiar a si mesmo, cultivar seu potencial e cumprir brilhantemente com sua responsabilidade. Ser jovem é desafiar tudo e não fugir da luta. Essa é a forma de aprimorar a si mesmo, criar a boa sorte e tornar-se um grande líder”.


Supere as maiores provações

“O budismo existe em prol da felicidade das pessoas. O propósito real do budismo é inspirar a todos para que continuem a se esforçar com firme espírito e perseverança em meio aos desafios diários da existência humana, superando até mesmo as maiores provações, abrindo um caminho certo para a felicidade”.


Vença as dificuldades

O líder da SGI ainda explica: “Pelo fato de haver sofrimentos na vida é que podemos desafiar a nós próprios. E por existirem desafios e batalhas é que a vida se torna interessante. Algumas vezes, não há nada mais doloroso ou difícil que não ter nada para fazer e passar os dias na ociosidade. A alegria de viver está em desafiar e vencer as dificuldades. Todos os nossos esforços em prol do kosen-rufu contribuem especialmente para o nosso próprio crescimento e se tornam uma fonte de alegria e realização. Espero que tenham profunda convicção nisso”.


Triunfem resolutamente

Ele finaliza: “Com alegria e coragem, com esmero e concentração, acumulem conhecimento! Não se tornem pessoas interesseiras e oportunistas que vivem correndo atrás de fama e riqueza! Desenvolvendo um sólido caráter e sabedoria, vamos apertar as mãos firmemente, parabenizando-nos pelas sucessivas vitórias! Sua glória e vitória são minhas também. Estudem com seriedade, vencendo os desafios diários para que possam fazer seu altivo direito de estudar brilhar com eterno esplendor! Triunfem resolutamente!”.


Fonte: 
Brasil Seikyo, ed. 2.151, 13 out. 2012, p. B4
TAGS:FAMÍLIA

• comentários •

;