Juventude é sinônimo de coragem!
  • JUVENTUDE

Juventude é sinônimo de coragem!

Em todas as épocas e culturas, os jovens representam a esperança de um futuro melhor

“Os jovens são o mundo de amanhã”, disse o primeiro primeiro-ministro indiano Jawaharlal Nehru.

Em todas as épocas e culturas, a juventude representa a esperança de um futuro melhor. Por seu entusiasmo, coração e mente abertas e pelo longo caminho que tem a percorrer, existe nos jovens a expectativa de que assumam um papel que reflita na transformação do mundo.

Jovens da Coordenadoria das Regiões Estaduais no Centro Cultural Campestre, SP

Tal pensamento também condizia com os ideais do segundo presidente da Soka Gakkai, o professor Josei Toda. Ele acreditava profundamente no potencial dos jovens e tinha a convicção de que, se baseados numa filosofia realmente abrangente e profunda – como o Budismo Nichiren, cujos ensinamentos possibilitam manifestar sua plena força e sabedoria – eles poderiam abrir novos caminhos e formar uma rede solidária de transformação do mundo. E foi por acreditar nesse potencial criativo e renovador dos jovens, que na década de 1950 ele propôs a fundação da Divisão dos Jovens da Soka Gakkai, composta por rapazes e moças associados à organização na época.

Dando sequência a essa visão de criação de jovens valorosos, no dia 11 de março de 1984, em sua terceira visita ao Brasil, o Dr. Daisaku Ikeda, atual presidente da SGI, fundou a Divisão dos Jovens em terras brasileiras. Neste dia, foi feita a “causa” para que os jovens de todo o Brasil despertassem para uma consciência maior em relação à própria vida e ao seu verdadeiro papel na sociedade, atuando como protagonistas da época em que vivem e como pessoas capazes de ajudar os outros a serem felizes também.

O professor Josei Toda deixou registradas as seguintes palavras: “o que constrói a nova era é a força e a paixão dos jovens”. Daisaku Ikeda também vem dedicando toda a sua força para inspirar os jovens do mundo todo. Sua convicção é de que o futuro está no coração dos jovens e esse coração deve brilhar com a luz da esperança, da força e da coragem de se esforçar por um grande ideal. Ele afirma: “Em qualquer país ou organização, quem decide o seu futuro — a prosperidade ou a decadência — é o jovem que possui um ideal e se esforça com coragem para torná-lo real. Por isso, enquanto acreditarmos nos jovens com grandes ideais e continuarmos a incentivá-los, haverá o progresso por toda a eternidade” (BS, ed. 2.179, 11 maio 2013, p. B2).

Jovens na Academia dos Estudantes, em Curitiba, PR

Naturalmente, o “eu de amanhã”, depende da forma como cultivo o “eu de hoje”. Nesse sentido, a causa de um futuro promissor repousa nos esforços de agora. O Budismo de Nichiren Daishonin ensina o caminho da revolução humana, no qual uma pessoa passa a conhecer, acreditar e cultivar sua verdadeira força interna. “Podemos ir onde quisermos, porém nunca conseguiremos escapar de nós mesmos. Felicidade e sofrimento, tudo na vida está contido na expressão ‘eu próprio’. Portanto, a vitória ou derrota na vida resume-se a uma única condição: disciplinar e dignificar esse algo chamado ‘eu’ do qual não se pode escapar” (Preleção dos Capítulos Hoben e Juryo, p. 266-267) diz o Dr. Ikeda. Isso resume a essência do Budismo Nichiren, que é proporcionar a cada pessoa compreender e desenvolver esse “eu maior”, que existe latente.

O objetivo da SGI é justamente criar o ambiente ideal para cada jovem, independente de sua condição ou característica, posição ou estilo de vida, desenvolver esse grandioso “eu” e fazer dessa mudança, o ponto de partida da revolução familiar, profissional, social e mundial. É cultivando essa força ou energia interna que nasce a sabedoria para agir, a criatividade para inovar e a coragem para romper todas as barreiras.


Juventude é sinônimo de coragem!


Meus queridos jovens!
Vençam com coragem
 A montanha do século 21.
Portem bem alto a bandeira da verdade da Lei Mística,
E alcancem assim
Uma vida realmente independente e realizada.


Para isso,
Devem vencer
Passo a passo,
E uma por uma,
As montanhas, grandes e pequenas,
Que os desafiam a cada dia.
Pois o valor de uma juventude plena
Só se encontra na vida
Daqueles que lutaram para conquistar
As traiçoeiras montanhas da vida e da sociedade!


É somente seguindo esse caminho
Escolhido com profunda determinação
Que farão surgir com uma serena fortaleza
Uma personalidade de vastidão tão indizível
Como a de um campo infinito
E assim viver com convicção inabalável!


Daisaku Ikeda
“Jovens, escalem a montanha do Kosen-rufu do Século 21”

TAGS:JUVENTUDE

• comentários •

;