“Os jovens são o mundo de amanhã”, disse o primeiro primeiro-ministro indiano Jawaharlal Nehru.
Em todas as épocas e culturas, a juventude representa a esperança de um futuro melhor. Por seu entusiasmo, coração e mente abertas e pelo longo caminho que tem a percorrer, existe nos jovens a expectativa de que assumam um papel que reflita na transformação do mundo.
Tal pensamento também condizia com os ideais do segundo presidente da Soka Gakkai, o professor Josei Toda. Ele acreditava profundamente no potencial dos jovens e tinha a convicção de que, se baseados numa filosofia realmente abrangente e profunda – como o Budismo Nichiren, cujos ensinamentos possibilitam manifestar sua plena força e sabedoria – eles poderiam abrir novos caminhos e formar uma rede solidária de transformação do mundo. E foi por acreditar nesse potencial criativo e renovador dos jovens, que na década de 1950 ele propôs a fundação da Divisão dos Jovens da Soka Gakkai, composta por rapazes e moças associados à organização na época.
Dando sequência a essa visão de criação de jovens valorosos, no dia 11 de março de 1984, em sua terceira visita ao Brasil, o Dr. Daisaku Ikeda, atual presidente da SGI, fundou a Divisão dos Jovens em terras brasileiras. Neste dia, foi feita a “causa” para que os jovens de todo o Brasil despertassem para uma consciência maior em relação à própria vida e ao seu verdadeiro papel na sociedade, atuando como protagonistas da época em que vivem e como pessoas capazes de ajudar os outros a serem felizes também.
O professor Josei Toda deixou registradas as seguintes palavras: “o que constrói a nova era é a força e a paixão dos jovens”. Daisaku Ikeda também vem dedicando toda a sua força para inspirar os jovens do mundo todo. Sua convicção é de que o futuro está no coração dos jovens e esse coração deve brilhar com a luz da esperança, da força e da coragem de se esforçar por um grande ideal. Ele afirma: “Em qualquer país ou organização, quem decide o seu futuro — a prosperidade ou a decadência — é o jovem que possui um ideal e se esforça com coragem para torná-lo real. Por isso, enquanto acreditarmos nos jovens com grandes ideais e continuarmos a incentivá-los, haverá o progresso por toda a eternidade” (BS, ed. 2.179, 11 maio 2013, p. B2).
Naturalmente, o “eu de amanhã”, depende da forma como cultivo o “eu de hoje”. Nesse sentido, a causa de um futuro promissor repousa nos esforços de agora. O Budismo de Nichiren Daishonin ensina o caminho da revolução humana, no qual uma pessoa passa a conhecer, acreditar e cultivar sua verdadeira força interna. “Podemos ir onde quisermos, porém nunca conseguiremos escapar de nós mesmos. Felicidade e sofrimento, tudo na vida está contido na expressão ‘eu próprio’. Portanto, a vitória ou derrota na vida resume-se a uma única condição: disciplinar e dignificar esse algo chamado ‘eu’ do qual não se pode escapar” (Preleção dos Capítulos Hoben e Juryo, p. 266-267) diz o Dr. Ikeda. Isso resume a essência do Budismo Nichiren, que é proporcionar a cada pessoa compreender e desenvolver esse “eu maior”, que existe latente.
O objetivo da SGI é justamente criar o ambiente ideal para cada jovem, independente de sua condição ou característica, posição ou estilo de vida, desenvolver esse grandioso “eu” e fazer dessa mudança, o ponto de partida da revolução familiar, profissional, social e mundial. É cultivando essa força ou energia interna que nasce a sabedoria para agir, a criatividade para inovar e a coragem para romper todas as barreiras.
Juventude é sinônimo de coragem!
Meus queridos jovens!
Vençam com coragem
A montanha do século 21.
Portem bem alto a bandeira da verdade da Lei Mística,
E alcancem assim
Uma vida realmente independente e realizada.
Para isso,
Devem vencer
Passo a passo,
E uma por uma,
As montanhas, grandes e pequenas,
Que os desafiam a cada dia.
Pois o valor de uma juventude plena
Só se encontra na vida
Daqueles que lutaram para conquistar
As traiçoeiras montanhas da vida e da sociedade!
É somente seguindo esse caminho
Escolhido com profunda determinação
Que farão surgir com uma serena fortaleza
Uma personalidade de vastidão tão indizível
Como a de um campo infinito
E assim viver com convicção inabalável!
Daisaku Ikeda
“Jovens, escalem a montanha do Kosen-rufu do Século 21”