O segredo é persistir
  • ENTREVISTA

O segredo é persistir

Uma geração de mulheres conscientes pode transformar a realidade

Na semana da mulher, SeikyoPost conversou com Silvana Vicente da Divisão de Relações Públicas da BSGI, a respeito da figura feminina na atualidade e ela revela que ser uma mulher forte é questão de não perder o foco.


Para você qual é a estratégia da mulher que executa múltiplas tarefas diárias?

Hoje as mulheres tem funções múltiplas e estão a cada dia assumindo o papel de protagonismo em diversos campos da sociedade. A cobrança por conciliar os afazeres e cumprir com as expectativas é um enorme desafio que por vezes traz sofrimento. Porém, vemos que há uma nova geração de mulheres que, conscientes da necessidade de buscar alternativas para uma melhor qualidade de vida, estão mostrando caminhos possíveis, ou como aprendemos no budismo: caminho do meio, de bom senso e equilíbrio conciliando os diversos papéis com sabedoria e sem extremismos.


A mulher passou por grandes transformações ao longo do tempo. O que ela mantém de positivo diante de tantas mudanças?

Acredito que o mais positivo é o espírito de desafio. Por exemplo: Em tempos passados as mulheres não tinham o direito de votar. Em 1932 foi aprovado o código eleitoral com a inclusão do direito de voto das mulheres. Em 3 de maio de 1933, as mulheres votaram pela primeira vez e atualmente representam 52% do eleitorado brasileiro. A cada época as mulheres enfrentam desafios, hoje exercer a maternidade e educar os filhos num mundo tão dinâmico e atribulado é em essência um grande desafio que bravamente as mães vem enfrentando.


Para você o que é ser uma mulher forte?

Uma mulher forte é aquela que não perde o foco, que vence a si mesma, não vive seus dias com autocomiseração e vê significado em tudo. Ela vive cada dia com a esperança de estar construindo a história e é feliz com o simples fato de estar viva. Guardo em meu coração o poema que o presidente Ikeda dedicou à Sra. Kaneko: "As lamentações apagam a boa sorte e a recitação do daimoku com sentimento de gratidão constrói a felicidade por todo o futuro" (Kaneko-Seu sorriso sua felicidade).

TAGS:ENTREVISTA

• comentários •

;