O tempo é precioso
  • FAMÍLIA

O tempo é precioso

Como explicar o valor do tempo para as crianças? Daisaku Ikeda, em seu livro Be Brave — Voem pelos Céus da Esperança, aborda esse e outros temas importantes com a expectativa de que cada uma desfrute plenamente a vida

Texto extraído e adaptado do livro Be Brave — Voem pelos Céus da Esperança (p. 91-98).

Tudo se inicia a partir de agora, a partir deste momento, a partir de hoje. Se continuarem a seguir em frente, alegres e constantemente, conseguirão tirar um aprendizado até mesmo dos seus erros e sairão melhores numa próxima vez. Ao darem o seu melhor agora, poderão obter benefícios do que aconteceu no passado. Conseguirão abrir caminhos para infinitas possibilidades. O que importa é refletir sobre o que precisa ser feito agora e, então, dar tudo de si para isso.

Tenho certeza de que alguns de vocês ouviram ou leram o conto budista sobre o pássaro que sofre com o frio. Ele vivia nas Montanhas de Neve na antiga Índia. Conta-se que as noites nas Montanhas de Neve eram extremamente frias. Todas as noites o pássaro lamentava que iria congelar até a morte e prometia construir um ninho na manhã seguinte.

Mas quando o Sol raiava, o pássaro se aquecia e começava a brincar em vez de fazer o que precisava ser feito. Então, quando caía a noite, reclamava novamente do frio cruel. O pássaro prosseguia assim, congelando à noite e brincando durante o dia, e toda sua vida se passou sem que construísse um ninho.

Por alguma razão, o tempo voa quando estamos nos divertindo, mas parece se arrastar quando estamos em maus momentos. Vocês já deixaram de fazer algo que deveriam ter feito e, por isso, tiveram problemas? Certa vez, não fiz meu dever de casa para uma aula de artes. Eu sei bem a tamanha tristeza que isso me causou.

Todos têm algo em que não são bons ou épocas em que simplesmente não querem fazer o que precisa ser feito. Pode parecer fácil adiar as coisas nas quais não somos bons ou as coisas que não queremos fazer. Mas a verdade é que, quanto mais protelamos, mais essas coisas pesam sobre nós e mais difíceis se tornam. Como o pássaro que desfrutava do Sol quando deveria estar construindo um ninho, adiar o que precisamos fazer só nos leva a sofrer mais tarde.

Se vocês estudam e fazem o dever de casa quando deveriam, então podem usar o restante do tempo para fazer as coisas que gostam. Isso é muito mais produtivo. Vocês também precisam de tempo para brincar e descansar. Então, aproveitem seus dias com sabedoria. Reservem tempo para estudar, ler, brincar, relaxar e assim por diante. Quando fazem bom uso do tempo dessa maneira, conseguem agregar mais horas agradáveis e divertidas ao seu dia.

(…)

Nichiren Daishonin escreve que um dia de vida é mais valioso que todos os tesouros do universo (Cf. CEND, v. II, p. 221).

Tempo é igual a vida. É um tesouro inestimável. Aqueles que valorizam o tempo, valorizam a vida. Aqueles que valorizam a vida são os que criam a paz no mundo. A palavra japonesa para “missão” é shimei. Shi significa “usar” e mei significa “vida”. A importante questão consiste , então, em para que e com qual propósito usamos nossa vida?

Tenho dedicado minha vida a trabalhar de todo o coração para a felicidade dos meus compa­nheiros da SGI e pela causa da paz mundial. Meu desejo é que todos vocês aproveitem seu tempo e se transformem em bons jovens. Espero que a cada ano se sintam orgulhosos por terem dado o seu melhor. Também espero que algum dia ve­nham a utilizar seu precioso tempo para contribuir para o bem-estar de seus pais e para a felicidade e a paz do povo em todos os locais.

Estou determinado a usar todo o meu tem­po restante neste mundo para trabalhar em benefí­cio de todos vocês, que são os herdeiros do futuro. Não pouparei esforços pelo bem de vocês.

TAGS:FAMÍLIA

• comentários •

;