Orientações do presidente Ikeda sobre finanças
  • FAMÍLIA

Orientações do presidente Ikeda sobre finanças

Pequena coletânea de definições do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, sobre termos relacionados ao campo financeiro adaptada do jornal Brasil Seikyo, ed. 2.036, 11 dez. 2010, p. A12.

Economia: "Não há nada mais caro do que comprar algo que não é necessário. O pré-requisito para comprar é que o artigo seja necessário no momento. A avaliação de preço alto ou baixo deve ser resultado dessa necessidade".

Situação financeira: “Mesmo que, no momento, estejam desafiando sua situação financeira, se continuarem a se esforçar com base na fé, descobrirão que terão o dinheiro que necessitam.”

Controle das finanças: “Administrar as próprias finanças é um grande desafio e uma necessidade nos dias atuais. O segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, orientava: ‘Um lar sem disciplina e sem controle das finanças é infeliz e jamais prosperará. Uma família que se preocupa com a estabilidade econômica valorizará a vida e desfrutará segurança e saúde. Por essa razão, é importante controlar minuciosamente os gastos diários em um caderno’.”

Boa sorte: “O presidente Toda comentou: ‘Uma grande quantidade de dinheiro circula na sociedade. A questão é que ele não entra no nosso bolso. Se acumular boa sorte e abrir uma porta de entrada, o dinheiro virá ao nosso encontro o quanto desejar. O importante é acumular boa sorte; é edificar a base inabalável para a felicidade que perdure pelas três existências’. Vencer é prazeroso. O inverso — perder — é angustiante. Por isso, vamos lutar e vencer neste ano também! Somos jovens! Vamos lutar!”

Contabilidade familiar: “O orçamento deve ser observado e calculado com carinho para evitar problemas financeiros que possam se tornar um peso e ameaçar seriamente a felicidade da família. Endividar-se, mesmo para as despesas vitais, deve ser evitado a todo custo.”

Coragem: “Se pensarmos: ‘Por que não consigo os resultados que quero se já fiz tanto para isso?’, então, exatamente por causa desse tipo de pensamento negativo, vocês não verão os resultados. Fé não é sentimentalismo. Fé é coragem.”

 

TAGS:FAMÍLIA

• comentários •

;