Os jovens estudantes são a luz da esperança
  • JUVENTUDE

Os jovens estudantes são a luz da esperança

O laço harmonioso que une uma família através da prática da fé

Estive recentemente [dia 6 de julho] em Hachioji [Japão] e cumprimentei, da janela do carro, uma família que se dedica ao kosen-rufu com refrescante disposição. O avô, de 98 anos, com o rosto radiante de alegria e felicidade se associou à Soka Gakkai há dois anos com o incentivo do neto. Como é lindo o laço harmonioso que une uma família através da prática da fé.

Nichiren Daishonin afirma: “Se todos vocês nutrem a mesma semente do Myoho-renge-kyo no coração, então juntos nascerão na mesma terra do Myoho-renge-kyo” (WND, v. I, p. 1074).

Portanto, o laço que une nossa família Soka permanece inalterável no passado, no presente e no futuro, por toda a eternidade.

Grandiosa missão


Estamos no mês de expansão da Divisão dos Estudantes (DE), e alegremente se iniciaram os encontros da família Soka em todos os cantos do Japão.

Os integrantes da DE possuem, sem exceção, uma grande missão, pois eles são a luz da esperança. Tenho imensa gratidão aos líderes da divisão e peço que orem intensamente pela proteção deles e os incentivem.

Daishonin, o Buda dos Últimos Dias da Lei, orientou carinhosamente o jovem Nanjo Tokimitsu, que herdou o espírito da prática da fé do seu falecido pai.

As cartas que ele enviou à família de Tokimitsu são instruções para a criação de sucessores na prática da fé. E a lenda chinesa O portal do Dragão é uma delas.

“Na China, existe uma cachoeira conhecida como Portal do Dragão. Suas águas se precipitam de uma altura de trinta metros a uma velocidade superior à de uma flecha lançada por um robusto arqueiro. Inúmeras carpas reúnem-se aos pés da cachoei­ra na esperança de subí-la. Aquela que conseguir o feito vai se transformar em dragão. Atingir o estado de buda é tão difícil quanto uma pessoa de classe baixa entrar para o círculo da nobreza ou uma carpa escalar o Portal do Dragão” (Terceira Civilização, ed. 508).

E Nichiren Daishonin bradou: “Meu desejo é que todos os meus discípulos façam um grande juramento” (GZ, p. 1561).

Os jovens que hasteiam a bandeira do grande juramento Seigan em prol do kosen-rufu e vivem o caminho correto de mestre e discípulo serão as pessoas mais valentes e grandiosas.

Não sejam derrotados por nenhuma correnteza de obstáculos e escalem vitoriosamente rumo à vida de absoluta felicidade de si e dos outros. Expandam a rede de sábios que dignificam ao máximo a vida para edificar alegre e destemidamente a sociedade pacífica por meio do estabelecimento do ensinamento correto junto com os estudantes, que são os tesouros da humanidade.

O professor Josei Toda incentivou as famílias que sofriam com assuntos relacionados às crianças: “Buda também possui preocupações, como diz no Sutra do Lótus: ‘O Tathagata está bem e feliz com alguns males e poucas preocupações’. Vocês são capazes de salvar as pessoas porque possuem suas próprias preocupações. Vocês se tornarão líderes empáticos e benevolentes quando acumularem experiências. Não se precipitem. Sigam em frente sem medo. Nós temos a mais forte oração, o Nam-myoho-renge-kyo, e a expressão máxima do nosso amor pelos filhos é a recitação dessa ilimitada oração por eles. Como poderá, então, essa oração feita pela felicidade dos seus filhos não ser atendida? Com forte determinação e sabedoria, observem e cuidem deles com um coração magnânimo”.

A Soka Gakkai, que é protegida pelo sorriso dos ‘bons amigos’, é a organização mais segura para um jovem se desenvolver de forma correta e saudável.

Façamos brilhar cada vez mais, junto com os companheiros do mundo inteiro, o castelo de “valores humanos” que se ergue em prol da paz e pelo futuro da humanidade.

Fonte:
Brasil Seikyo, ed. 2335, 13 ago. 2016, p. A2
TAGS:JUVENTUDE

• comentários •

;