Por que existem as Cinco Diretrizes Eternas da Soka Gakkai?
  • FAMÍLIA

Por que existem as Cinco Diretrizes Eternas da Soka Gakkai?

Presidente Toda definiu os propósitos da prática da fé nessas diretrizes cujo objetivo é tornar os membros vitoriosos

A Origem

Na Reunião de Líderes de Regional, realizada em dezembro de 1957 — mês em que o objetivo de 750 mil famílias foi alcançado. O presidente Josei Toda [na época] definiu os propósitos da prática da fé nas seguintes diretrizes: prática da fé para a harmonia familiar, prática da fé para conquistar a felicidade; e prática da fé para vencer as dificuldades. Posteriormente, o presidente Ikeda acrescentou mais duas diretrizes: prática da fé para manter a boa saúde e obter longevidade e prática da fé para alcançar a vitória infalível. Totalizando as 5 Diretrizes Eternas da Soka Gakkai.


Objetivo das diretrizes

O presidente Ikeda explica: “O objetivo dessas diretrizes é proporcionar uma direção clara para que os membros — em sua condição e forma de viver, em seu lar, no local de trabalho ou na comunidade — não sejam derrotados pelas dificuldades nem pegos pela armadilha da negatividade e da reclamação. Mas, ao contrário, vivam com esperança e triunfem sobre tudo”.


Prática da fé para a harmonia familiar

O kosen-rufu é promovido na sociedade, mas seu verdadeiro eixo encontra-se no lar e na família. A prova mais convincente do desenvolvimento do kosen-rufu é a felicidade estabelecida no lar de cada pessoa. Essa felicidade sustenta a convicção do praticante do Budismo Nichiren na Soka Gakkai.


Prática da fé para conquistar a felicidade

“Embora o kosen-rufu e a propagação do budismo sejam promovidos para o bem de outras pessoas, são, na verdade, para o nosso próprio bem, para a nossa própria felicidade”.


Prática da fé para vencer as dificuldades

É preciso vencer os obstáculos e as maldades. A luta contínua contra os obstáculos e as maldades torna a pessoa forte, desenvolve seu caráter e faz evidenciar uma vigorosa energia vital que sustenta sua felicidade.


Prática da fé para manter a boa saúde e obter longevidade

“A Lei Mística nos capacita a rejuvenescer e nos tornar mais felizes tanto de corpo como de espírito à medida que o tempo passa. Em uma carta escrita no início de um novo ano, Nichiren Daishonin enviou estas palavras de incentivo à esposa do seu discípulo, Shijo Kingo: “A senhora ficará mais jovem e sua boa sorte será acumulada.”


Prática da fé para alcançar a vitória infalível

“O triunfo da verdade e da justiça é a lei suprema do próprio universo. A essência da fé é crer firmemente nisso de todo coração. Nós devemos vencer. Somente com a vitória é que podemos alcançar a justiça, assegurar a felicidade e concretizar o kosen-rufu. Nichiren Daishonin nos garante que a sólida união de propósito é a fonte da vitória.”


Conclusão

Portanto, as cinco diretrizes ensinam que a felicidade deve ser conquistada pela própria pessoa, sem esperar que os outros a faça feliz. A felicidade depende unicamente da determinação e da prática da fé. Assim, estará aberto o caminho para a suprema felicidade.


Fonte: 
Terceira Civilização, ed. 514, 11 jun. 2011, p. 52
TAGS:FAMÍLIA

Notas:

Você pode ler amis sobre o assunto no livro 5 Diretrizes Eternas da Soka Gakkai, disponível na Livraria Pearl

• comentários •

;