Revele o humanismo que existe dentro de você por meio da arte
  • ARTE & CULTURA

Revele o humanismo que existe dentro de você por meio da arte

Uma manifestação do humanismo que fortalece os laços de amizade, de empatia e de entendimento entre as pessoas

Todos os dias passamos pelas ruas e nem sempre reparamos nas manifestações artísticas que nos cercam. Música, dança, pintura, teatro, artesanato, grafite, fotografia e muitas outras intervenções artísticas. Se observarmos com cuidado e sensibilidade podemos perceber que a arte está presente em tudo. Ela é a voz da alma e se manifesta na forma como nos vestimos, nos expressamos e percebemos o mundo. E ela muito tem a ver com a história e construção de cada indivíduo, com a cultura, seus costumes e sua crença.

Na correria do dia a dia nos preocupamos em trabalhar, viver nossos dias e envelhecer de forma saudável - uma constante repetição de pequenas ações. Como “engrenagens” de uma grande máquina que é a sociedade, podemos nos sentir sufocados com o compromisso de exercer o nosso papel. Sobre isso Daisaku Ikeda diz: “Precisamos de algo que nos ajude a restabelecer nossa humanidade, que está perdida e distorcida. Cada um de nós tem sentimentos que foram suprimidos e fundamentados interiormente. Temos no fundo de nosso ser um brado silencioso aguardando para ser manifestado. A arte dá voz e forma a esses sentimentos. [...]

Criar e apreciar a arte liberta o espírito que está preso dentro de nós. É por isso que a arte causa tanta alegria. A arte, muito além de quaisquer questões de habilidade ou da falta dela, é a emoção, o prazer de expressar a própria vida exatamente como ela é. Aqueles que consideram a arte dessa forma são movidos pela paixão, pela intensidade e pela beleza. Por isso é impossível separar uma vida humana plena da arte. Uma sociedade que valoriza a cultura também valoriza a felicidade da humanidade.”

A arte transcende todas as diferenças de etnia, nacionalidade, gênero, religião e costumes. Uma manifestação do humanismo que fortalece os laços de amizade, de empatia e de entendimento entre as pessoas. Um exemplo disso é que povos do mundo inteiro amam uma boa música e, em muitas ocasiões, ela serviu para ligar e unir corações. É no florescimento da arte e da cultura que se encontra o potencial de criar a paz do mundo.

Diante de tantas opções, escolha a que mais se identifica com a sua essência e característica, revelando o humanismo que existe dentro de você e envolvendo o mundo todo na órbita da paz por meio da arte.

Fonte:

Brasil Seikyo, 11 jul. 1998, ed. 1468, p. 3

TAGS:ARTE & CULTURA

• comentários •

;