Seja sincero
  • JUVENTUDE

Seja sincero

O caminho do estado de buda existe na busca pela Lei Mística

1 - O futuro pertence e será decidido pelos jovens

Tenho o desejo de transformar a sociedade em que vivo, mas as pessoas não acreditam em meu potencial e me chamam de “rebelde sem causa”. O que preciso fazer para mudar isso?


O importante é quais convicções e filosofia nós prezamos, e que tipo de ação tomamos com base nelas. Vivemos numa época turbulenta, num tempo que necessita de mudanças. A sociedade também deve mudar e se transformar numa sociedade que confia no apurado senso de justiça dos jovens e aproveita sua capacidade de entrar em ação. É errado considerá-los como crianças ou mesmo olhar com ar de superioridade para eles, pensando: “Juventude, que dias estes!”. Eu tenho uma fé inabalável em vocês. O futuro pertence aos jovens e será decidido por vocês. É por isso que deposito tamanha esperança e sempre lhes dedico o máximo respeito. Vocês são dignos de méritos do jeito que são. Minha esposa e eu oramos para que todos os jovens cresçam com muito vigor e energia, e tenho certeza de que seus pais esperam a mesma coisa.


2 - Persista até o fim em suas convicções

O que preciso realizar para ser um jovem que as pessoas admiram?


Se estiver determinado a concretizar suas aspirações de jovem, cumprindo o juramento que fez a si mesmo, você precisa se preparar para enfrentar todos os tipos de dificuldades e obstáculos.


Tornar-se adulto significa embarcar nessa batalha. E se você tiver um revés ao longo do caminho, deve ser capaz de fazer brotar uma nova esperança. Isso também é parte do desafio. Verdadeiramente admiráveis são aqueles que dão tudo até o fim sem desanimar. Vencedores genuínos são os que perseveram sem recuar.


3 - Amplo e profundo caráter

O perfil de adultos bem-sucedidos que conheço não tem muito a ver com a forma como eu penso o mundo. Preciso mudar minhas convicções para ser uma pessoa bem-sucedida?

Os jovens, habitualmente, se iludem com adultos egocêntricos que, com suas belas palavras, estão, em última análise, só pensando em si mesmos e em proteger seus próprios interesses. Os jovens jamais devem perder seu olhar crítico quando se trata de julgar o que é certo e o que é errado. Vocês não devem se deixar enganar ou desviar sua rota por causa de indivíduos corruptos e desonestos. Quero que os jovens se desenvolvam para se tornarem pessoas de amplo e profundo caráter, tão expansivo quanto o céu e abrangente como o oceano.


4 - Mesma pureza e seriedade

“A mente humana é sutil. Muda de acordo com o momento e em resposta a várias circunstâncias. Se fizermos da nossa mente, que está sempre mudando, a nossa mestra, será difícil seguir um caminho de avanço seguro e contínuo. Em vez disso, devemos nos basear na Lei. Devemos fazer da Lei nossa mestra e tomar como parâmetro e exemplo um praticante correto da Lei. O caminho para manifestar o estado de buda existe na atitude de buscar a Lei com um único e sincero desejo, e em ‘desejar ver o Buda’ com essa mesma pureza e seriedade”.


Fonte: 
Brasil Seikyo, ed. 2.404, 27 jan. 2018, p. D4
TAGS:JUVENTUDE

• comentários •

;