Tópicos de direcionamentos do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda
  • MULHER

Tópicos de direcionamentos do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda

“A filosofia oriental dita que ‘as mulheres abrem o portal’. Creio que esse ditado significa que as mulheres abrem ‘o portal para a paz’, ‘o portal para a esperança’ e ‘o portal para a harmonia humana’. Em torno de sábias mulheres se formam certamente as forças de paz e de união.”


“As mulheres não devem cair facilmente nas lamentações diante da dura realidade da vida nem ficar com inveja dos outros, muito menos viver de forma obscura como se estivessem num pântano de problemas. Seja qual for a circunstância da vida presente, atuem como o sol que avança com toda a força pelo correto caminho para a felicidade. Sejam também como o sol que ilumina a vida das pessoas de sua comunidade com raios de esperança.”


“Um filósofo disse certa vez que sem a presença de sábias mães nosso mundo seria um reino de trevas eternas. Um poeta declarou que sem mães brilhantes, uma mortalha espiritual cobriria nossa sociedade. Já um artista disse que sem as mães comuns e trabalhadoras que nos trazem uma maravilhosa música de amor e benevolência, nosso mundo seria tão horrível e estéril quanto um deserto."


“Superar cada uma das dificuldades nos transforma em pessoas fortes e nos dá uma visão perspicaz com a qual conseguimos observar a sociedade com clareza, além de fazer com que nos tornemos indivíduos de verdadeira coragem e benevolência que realmente cuidam dos outros e os apoiam. Esse é o correto caminho da revolução humana."


“Nichiren Daishonin elogiou suas seguidoras e afirmou que elas tinham uma fé ainda mais devota que a sua própria. Os homens devem demonstrar o máximo respeito pela profunda fé das mulheres. Nem em sonho devem tratá-las de maneira prepotente. A esse respeito, um sábio chinês respondeu: ‘A arrogância é sinal de negligência’. A arrogância é a causa principal do descuido e da desatenção."


“As mulheres possuem a sabedoria para discernir de imediato o certo do errado. Elas possuem a coragem essencial para derrubar os Três Venenos — avareza, ira e estupidez. Possuem a benevolente determinação de desenvolver todas as coisas do universo. Um coração determinado, imbuído de sabedoria, coragem e benevolência surge ao ser inspirado pela conduta do mestre que despertou para a suprema Lei. Essa mulher jamais será influenciada pelas funções sutis e malignas da maldade."


“A Soka Gakkai também tem sido protegida pelo daimoku recitado pelos membros das Divisões Feminina e Feminina de Jovens. Nós triunfamos mediante a coragem e a convicção inabaláveis das mulheres. Não poderíamos deixar de sentir uma infinita gratidão por todas elas."


“As mulheres Soka, as Mães do kosen-rufu, são ‘mães da comunidade local’, que ajudaram a pavimentar o caminho para a felicidade de muitas mulheres, e 'Mães do Humanismo', que abriram o caminho para a iluminação das mulheres no futuro eterno. Quando a compaixão das mães em toda parte iluminar a humanidade e quando a humanidade respeitar o desejo de paz ansiado por mães do mundo inteiro, a essência da civilização moderna mudará."


“O Sr. Toda sempre dizia que: ‘Se a realização do kosen-rufu será uma realidade ou não dependerá da atuação das mulheres’. Para uma mulher que conheceu a ‘maior das alegrias’, nada poderá obstruir o seu caminho. É exatamente o aspecto dessa mulher revigorada que inspirará o coração de outras mulheres."


Fonte: Brasil Seikyo, ed. 2.185, 29 jun. 2013, p. B4
TAGS:MULHER

• comentários •

;