Uma organização cresce quando as mulheres são atuantes
  • MULHER

Uma organização cresce quando as mulheres são atuantes

As mulheres devem assumir a liderança do século

Com base na mensagem do presidente da SGI, Daisaku Ikeda, enviada para uma conferência nacional de líderes de província realizada no Centro Cultural Soka, na Sede da Soka Gakkai em Shinanomachi, Tóquio, em 28 de junho de 2001.


O movimento da SGI é uma luta de liberação popular pela paz e felicidade. Em nosso avanço, o papel mais importante está sendo representado pelos membros das Divisões Feminina e Feminina de Jovens.


Após a Índia ter alcançado a independência, um sonho há tanto tempo acalentado, o primeiro primeiro-ministro do país, Jawaharlal Nehru (1889–1964), disse com orgulho: “Não há nenhuma dúvida de que o papel que as mulheres da Índia desempenharam não foi apenas significativo, mas também de suprema importância. A atuação delas fez a diferença nessa luta.” Nehru acrescentou ainda estar convicto de que o progresso da Índia “podia e deveria ser medido pelo progresso das mulheres da Índia”.


Jeannette Rankin (1880–1973), a primeira mulher a entrar para o Congresso dos Estados Unidos, empenhou-se em remodelar o governo para que este servisse às necessidades das mulheres e crianças. Alarmada com as práticas trabalhistas que exploravam as crianças e também forçavam mulheres grávidas a continuarem a exercer tarefas extenuantes, ela argumentava que os políticos deveriam refletir sobre as aspirações das mulheres. Ela empreendeu intensos esforços para aprovar leis que fossem aliadas dos mais fracos. Estava convicta do grandioso valor de bradar pela justiça e de defender as causas dos menos afortunados. Os membros das Divisões Feminina e Feminina de Jovens, que elevam suas vozes em prol da justiça, estão realmente na liderança do século das mulheres.


Da prisão, Nehru escreveu para sua filha Indira sobre sua alegria de compartilhar as batalhas e os triunfos de Mahatma Gandhi: “Desfrutamos a alegria de trabalhar e lutar por uma causa grandiosa; temos um grande líder, um amigo querido e um guia fiel, cuja visão nos dá força e cujo toque inspira; e temos a garantia de que o êxito nos aguarda, e mais cedo ou mais tarde nós o alcançaremos.”


É notável como até mesmo nas mais difíceis circunstâncias a determinação de um líder pode extrair alegria e coragem irreprimíveis e inspirar uma profunda convicção em todas as pessoas. Todos vocês são líderes do kosen-rufu e da fé. Portanto, independentemente do que aconteça, continuem por favor a conduzir as pessoas decididamente no caminho para a vitória, incentivando a todos e ajudando-os a avançar com esperança e disposição. Por favor, dêem a todos a força e alegria para vencer. Para isso, devemos estimar sinceramente as mulheres de nossa organização e empenhar todos os esforços para ajudá-las a manifestarem total e livremente sua força e capacidade.


O avanço da Divisão Feminina e da Divisão Feminina de Jovens é o avanço da SGI. As organizações em que as mulheres conduzem as atividades com energia e vigor serão vitoriosas no século 21.


Fonte:
Brasil Seikyo, ed. 1.628, 17 nov. 2001, p. A4 e A5
TAGS:MULHER

• comentários •

;