Vença com a prática da fé, vença com perseverança!
  • JUVENTUDE

Vença com a prática da fé, vença com perseverança!

O benefício de contar sobre a Lei Mística é imensurável

Trecho de discurso do presidente da SGI, Daisaku Ikeda, proferido durante o Conselho Executivo Comemorativo de representantes da Soka Gakkai. Publicado no jornal Seikyo Shimbun do dia 12 de julho.


Ensinar o budismo a outras pessoas é extremamente difícil. Muitas pessoas ficam até aflitas por não obter resultados satisfatórios. Por ser difícil, torna-se possível o desenvolvimento pessoal e a realização da revolução humana. E quando se consegue concretizar uma conversão, a alegria será imensa.


Consta nos escritos de Nichiren Daishonin: “Empregue o máximo de sua capacidade ao ensinar os outros, mesmo que seja uma única sentença ou frase”. O benefício de contar sobre a Lei Mística é imensurável. Por favor, conscientes da missão como bodisatvas da terra, orem, incentivem e alegrem-se mutuamente, e propaguem a semente da esperança, da vitória e da felicidade para todas as pessoas com quem se relacionam.


Para a conversão de uma pessoa ao budismo devemos vencer com a prática da fé, com perseverança e com a união. Com imenso sentimento de gratidão, gostaria de bradar bem alto “Viva a Soka Gakkai! Viva os preciosos companheiros!”


Na manhã da batalha decisiva

No dia 8 de julho de 1956, um domingo, eu estava liderando a Campanha de Osaka. Depois de orar e atuar intensamente, aguardava o raiar da manhã desse dia que seria uma batalha decisiva.


Por volta das 5 horas da manhã, o telefone tocou quebrando o silêncio da Sede de Kansai. Logo concluí que era uma ligação do presidente Toda que se encontrava em Tóquio. Com respeito, atendi a ligação e ouvi a sua voz. “Qual é a situação das atividades em Kansai?” Eu respondi imediatamente: “Vamos vencer sem falta!” Foi uma sintonia de vida-a-vida, de mestre e discípulo. “É verdade?! Você conseguirá vencer?! Muito bem! Fico muito feliz com essa notícia”. Ele ficou realmente muito feliz. Não consigo esquecer ainda hoje a vibração que senti em sua voz. Assim, juntamente com os companheiros de Kansai, eu fui vitorioso! Era a concretização de um feito considerado quase impossível. O verdadeiro mestre mostra o caminho da vitória a seu discípulo. Ou melhor, a estreita relação de mestre e discípulo faz surgir a força para alcançar infalivelmente a vitória. Faz brotar também a absoluta proteção de budas e bodisatvas das funções celestiais.


O significado da palavra sensei

Na palavra sensei estão contidos o juramento, a oração e a vitória de mestre e discípulo. Para proteger a Soka Gakkai e os membros, quão desgastante foi a vida dos mestres Makiguchi e Toda dispensando esforços e preocupações inimagináveis nos bastidores. Assim será também a minha atuação sucedendo-os como terceiro presidente.


A vitória do discípulo é a gratidão ao mestre

Em comparação com a época do presidente Toda, hoje somos favorecidos em diversos aspectos. Existem sedes regionais em muitas localidades e os valores humanos estão em toda parte. Contudo, se os líderes caírem na inércia, esquecerem o espírito de luta e tornarem-se arrogantes, a derrota será inevitável. Ser um verdadeiro discípulo é vencer resolutamente e oferecer a glória da vitória para o mestre. Esta é a essência do espírito de gratidão.


Fonte: 
Brasil Seikyo, ed. 1.852, 22 jul. 2006, p. A2
TAGS:JUVENTUDE

• comentários •

;