Vitória na vida diária
  • FAMÍLIA

Vitória na vida diária

Texto extraído e adaptado da série “Sabedoria para Criar a Felicidade e a Paz”, publicada no jornal Brasil Seikyo, ed. 2.331, 16 jul. 2016, p. B1 e ed. 2.351, 10 dez. 2016, p. B1-B4.

Shin’ichi salientou que o kosen-rufu se inicia com uma base firme da própria vida.

— Por mais simples que possa aparentar, em termos concretos, firmar um sólido alicerce começa com a saúde. Como indivíduo e integrante da sociedade, seu bem mais precioso é a vida. É por isso que insisto que se cuidem adequadamente. Cuidar da saúde e tomar medidas para prevenir doenças são o reflexo da sabedoria adquirida pela fé e pela prática budista. Manter a saúde é requisito essencial para ser vitorioso na vida pessoal e no ambiente profissional. Só conseguimos dar o máximo de nós e contribuir efetivamente no trabalho se possuirmos abundante vitalidade e ânimo. O budismo se fundamenta na razão. Se exagerarmos na comida ou na bebida, não dormirmos o suficiente e trabalharmos demais, sentiremos os efeitos negativos desse comportamento, adoeceremos ou causaremos algum acidente. Para evitar isso, precisamos agir de maneira sábia e levar uma vida saudável que propicie a criação de seres humanos de valor. Essa é a conduta de um verdadeiro budista. Vivamos de forma saudável e equilibrada, rea­lizemos uma revigorante prática de recitar gongyo e daimoku e nos esforcemos para dar o melhor de nós no trabalho com transbordante energia e vitalidade.

Shin’ichi então falou sobre a importância da família, pois, quando temos uma família estruturada, conseguimos evidenciar nosso pleno potencial no âmbito profissional. Em última análise, a felicidade está em nosso lar, em nossas relações com nossa família e entes queridos. O que ensinamos aos filhos em casa também desempenha papel muito importante na formação de sucessores da prática da fé. Consolidar famílias fortes e felizes é construir faróis brilhantes que iluminam o caminho do kosen-rufu na comunidade.

Em seguida, ele discorreu sobre a postura budista correta para alcançar o sucesso no trabalho:

— Para sobressairmos no local de trabalho, precisamos nos livrar da ideia de que tudo dará certo simplesmente por praticarmos o Budismo Nichiren. Trata-se de uma visão equivocada e uma forma de arrogância que vão contra o ensinamento de Nichiren Daishonin de que devemos considerar nosso trabalho como nossa prática budista. Lembrem-se sempre de que ter uma fé correta significa possuir máxima sabedoria e bom senso.

Budismo é um modo de vida. Conquistar a confiança dos que estão ao redor e evidenciar a vitória no trabalho conduzem diretamente à vitória na vida diária e no exercício budista. Por isso, é essencial ter papel ativo no ambiente profissional e na comunidade.

 

TAGS:FAMÍLIA

• comentários •

;