A fonte do otimismo é a fé na Lei Mística
  • CONHEÇA O BUDISMO

A fonte do otimismo é a fé na Lei Mística

O otimismo abre espaço para o coração ser preenchido pelo entusiasmo

Otimismo é a convicção para agir não importando as circunstâncias. É uma condição interior que não depende da vitória ou da derrota. É a força invencível que faz a pessoa entrar em ação para mudar a realidade.


Otimismo é quando pensamentos, palavras e ações expressam a fé. O presidente Ikeda afirma: “Viver vigorosamente ultrapassando todas as provações é prova de que alguém compreende a eternidade da vida. A eternidade da vida não é algo que verificamos com nossos olhos, mas algo em que acreditamos. Acreditar significa basear a vida na Lei Mística. É o estado em que nossas ações manifestam a fé”.


A fé na Lei Mística é a fonte. A Lei Mística é a própria vida. Quando se tem essa grande confiança, jamais se chega a um impasse. Todos os sofrimentos, as tristezas e a inércia são superados e o avanço é ilimitado.


O otimismo não se define pela vitória ou derrota. Mas é a certeza que a pessoa possui de que ela mesma é uma fonte de força para superar as situações mais intimidadoras. Não importa o que aconteça, o coração otimista é sempre imbatível.

O buda Nichiren Daishonin sabiamente expressou esse otimismo por meio da seguinte frase: “O inverno nunca falha em se tornar em primavera”.


O presidente Ikeda alerta: “O otimismo budista não é um ‘escapismo otimista’ daqueles que cruzam os braços e dizem: ‘De alguma maneira tudo se resolverá’. Ao contrário, significa reconhecer claramente a maldade como maldade e o sofrimento como sofrimento, e lutar com vigor e paixão para superá-los. Significa acreditar que você tem habilidade e força para lutar e vencer qualquer maldade e qualquer obstáculo. É uma luta otimista”.


“O otimismo não é o mesmo que leviandade. Otimismo é não ser derrotado pela dor, pela pobreza, pela crítica, pela calúnia, por nada. É ter força para golpear os obstáculos com a alegre atitude de pensar ‘Ah! É só isso?’”.


“Um pessimista vê o pior em tudo, sempre vê a dor e o lado ruim das coisas. Não há fim nas preocupações de um pessimista: ‘O que farei se meu marido morrer?’, ‘O que farei se minha esposa adoecer?’, ‘E se eu não atingir as metas que estabeleci?’, ‘E se nossa filha começar a sair com alguém que não seja bom?’ Se os senhores estão sempre vendo o mundo através de olhos pessimistas, consequentemente sua mente, ou seu ichinen, será colorida pelo pessimismo. ”.


“Vocês podem olhar tudo o que acontece de modo positivo, esperançoso e alegre. Isso é otimismo e o âmago do otimismo é a fé. Por exemplo, se adoecerem podem dizer: ‘Bem, agora tenho uma boa oportunidade para descansar. Terei tempo para pensar sobre coisas eternas e considerar o que é realmente importante’ [...] Os otimistas são fortes, sempre enfrentam o que acontece e conduzem-se numa direção positiva. Os otimistas decidem se transformar para melhor, convictos de que podem fazê-lo”.



Fonte: BS, ed. 2.099, 10 set. 2011, p. A6

TAGS:CONHEÇA O BUDISMO

• comentários •

;