Essa é a base da Soka Gakkai
  • CONHEÇA O BUDISMO

Essa é a base da Soka Gakkai

Shakyamuni e Nichiren Daishonin confiaram a seus discípulos a ampla propagação de seus ensinamentos por todo o mundo

No início da década de 1930, um pequeno grupo de jovens começou a se reunir tendo como líder o educador Tsunesaburo Makiguchi (1871–1944), que se convertera ao Budismo Nichiren em 1928. Dentre eles estava também o professor Josei Toda (1900–1958).


Esses jovens compartilhavam de um sentimento de frustração diante da sociedade extremamente autoritária da época. Tratava-se de um grupo de estudos organizado informalmente por professores comprometidos em reformar a sociedade por meio da educação. Eles se encontravam de vez em quando para dialogar — eram os primórdios da Soka Gakkai.


Os professores Tsunesaburo Makiguti e Josei Toda publicaram o primeiro volume do livro Soka Kyoikugaku Taikei (Sistema Pedagógico de Criação de Valores) em 18 de novembro de 1930.


Essa importante data foi estabelecida como o Dia da Fundação da Soka Gakkai. Logo após, várias pessoas se sentiram atraídas pelos ideais de Makiguti e, passados sete anos, foi realizada a cerimônia para oficializar a fundação.


A respeito desse tema, o presidente Ikeda diz:

“O estabelecimento oficial da Soka Gakkai ocorreu com o lançamento da obra do Sr. Makiguchi, Sistema Educacional de Criação de Valor. A data que aparece na última página do livro, que traz as informações sobre a edição, é a da fundação da nossa organização. Nosso movimento Soka se iniciou com uma grande batalha de palavras e ideias. Desde essa época, junto com nossas vibrantes reuniões de palestra, continuamos incessantemente nossos esforços de publicação, produzindo jornais, livros e outros materiais. Como resultado, a Soka Gakkai cresceu na extensão que é hoje”.


Ao resgatarmos a própria história do budismo, observamos que tanto Shakyamuni como Nichiren Daishonin confiaram a seus discípulos a ampla propagação de seus ensinamentos por todo o mundo. Tal como o rugido de um grande leão, ambos bradaram com o desejo de que o fluxo da Lei Mística jamais fosse interrompido “por demônios malignos ou por pessoas malignas”.


O budismo originou-se na Índia, de lá se propagou para a China e para a península coreana, antes de finalmente chegar ao Japão, no século 6. Cerca de setecentos anos após esses ensinamentos serem transmitidos em território japonês, surgiu o Budismo Nichiren (com a recitação do Nam-myoho-renge-kyo pela primeira vez, em 28 de abril de 1253). Outros setecentos anos se passaram até aparecer a Soka Gakkai.


Ao mesmo tempo, o clero debilitado e corrompido perdera de vista o ideal da propagação do kosen-rufu e se envolvera em várias atividades que constituíam verdadeiras calúnias à Lei.


Assim, os corretos ensinamentos do Budismo Nichiren corriam o grave risco de se perderem. Então, precisamente nesse momento crucial, nasce a Soka Gakkai, uma reunião de budas — uma organização que tem como finalidade conduzir esse grande juramento do kosen-rufu, que é a herança de mestre e discípulo.


Em outra ocasião, o presidente Ikeda afirmou:

“O Sr. Toda advertiu rigorosamente: ‘Quando o espírito de fundação é esquecido, surgem divisões e facções, as lutas pelo poder se proliferam e reina a desordem. Manter e fortalecer o espírito de mestre e discípulo — o ponto primordial da Soka Gakkai — são a essência e o fundamento de nossa organização dedicada à ampla propagação do Budismo Nichiren’. Nosso espírito de fundação não é abstrato ou simbólico. Na verdade, o espírito de fundação de nossa organização e o espírito de mestre e discípulo são absolutamente idênticos. São uma única coisa”.


Fonte: 
Terceira Civilização, ed. 543, 16 nov. 2013, p. 14
TAGS:CONHEÇA O BUDISMO

• comentários •

;