INÍCIO
400 - 500 a.C.

Buda Shakyamuni

Sidarta Gautama, também conhecido como Shakyamuni, nasce e vive em Kapilavastu, norte da Índia (atual Nepal)

400 - 500 a.C.

Desvendando os quatro sofrimentos da vida

Com 29 anos, Shakyamuni deixa seu palácio e vida de príncipe para sanar suas inquietações

ler mais
400 a 500 a.C.

Estado meditativo

Após alcançar o estado meditativo, Shakyamuni está no caminho certo para a iluminação. Mas seu ascetismo extremo não funciona, e ele descobre o caminho do meio, o caminho para a moderação, longe dos extremismos da autoindulgência e da automortificação.

400 a 500 a.C.

Alcançando a iluminação

Aos 35 anos, sentado embaixo da árvore bodhi, é dito que Shakyamuni alcança a iluminação; ele se torna um buda, o iluminado. Sua iluminação consiste na percepção da lei universal da vida. Após difundir seus ensinamentos, falece aos 80 anos.

400 - 500 a.C.

Fim do Império Babilônico

Na Ásia, é instaurado o sistema de castas (Índia), e o fim do Império Babilônico se dá com o domínio do Império Aquemênida. O rei Nabucodonosor destrói Jerusalém e expulsa os judeus, enquanto Ciro, o Grande, rei dos Persas, se destaca no domínio persa da Fenícia.

400 - 500 a.C.

Início do budismo

Shakyamuni percorre o país pelos 45 anos seguintes, difundindo sua doutrina. Após sua morte, essa filosofia é, primeiro, propagada em toda a Índia e, depois, em países vizinhos, subdividindo-se em vertentes distintas: Sthaviravada (Theravada) e Mahasamghika.

400 - 500 a.C.

Sutra do Lótus

O Sutra do Lótus (o advento do buda Shakyamuni neste mundo) é a compilação dos ensinamentos do Buda dividida em 28 capítulos.

ler mais
Século 6

Budismo na China

Acredita-se que a história do budismo na China inicia-se por volta de 500 anos após a morte de Shakyamuni.

ler mais
Século 9

Budismo no Japão

Dengyo (ou Saicho) trouxe da China vários textos da escola Tiantai que se tornaram a base de estudos e da prática da Tendai, escola budista fundada por ele no Japão.

Século 13

Nichiren Daishonin

Nichiren Daishonin nasceu em 1222, no Japão. Os ensinamentos de Shakyamuni, em especial o Sutra do Lótus, e os esforços de Tiantai e Dengyo em compreendê-los são a base teórica da grande realização de Nichiren Daishonin.

FIM