Não tema a nada!
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Não tema a nada!

Quem recita Nam-myoho-renge-kyo não tem medo de nada porque não há o que temer

O princípio budista “transformação de veneno em remédio” (hendoku iyaku, em japonês) significa que os desejos mundanos e sofrimentos podem ser transformados em benefícios e iluminação por causa da virtude do poder da Lei Mística. O Sutra do Lótus é comparado a um grande médico e daí essa imagem da capacidade de transformar veneno em remédio. Nichiren Daishonin ensina que qualquer problema pode ser transformado em grande felicidade e realização.

Nova e otimista vida


Vamos examinar a seguinte orientação do presidente Ikeda:

“Em termos práticos, ‘transformação de veneno em remédio’ é um importante princípio que direciona a vida das pessoas que abraçam o Gohonzon para um rumo positivo e otimista por meio da sincera prática da fé. Em especial, nos momentos de maior sofrimento, a determinação e a oração de ‘transformar veneno em remédio’ são, sem dúvida, os ingredientes indispensáveis para a conquista da vitória e da felicidade na vida” (BS, ed. 2.243, 13 set. 2014, p. B2).

Em outras palavras: O momento de maior sofrimento, quando tudo parece não ter solução é o exato instante de se convencer de que há, sim, solução.

A questão não é o tamanho da dificuldade, mas o fato de ela apavorar e iludir tentando nos convencer de que não há alternativa. Sempre há solução. Todo veneno contém, nele mesmo, o remédio. O que converte imediatamente o veneno (sofrimento) em remédio (esperança e coragem) é o Nam-myoho-renge-kyo recitado com entusiasmo de que todo veneno vira remédio quando se recita daimoku ao Gohonzon.

Uma forma audaciosa de viver


Quando seu mundo mental está conduzindo você a “abraçar” a negatividade e nela fazer morada, reaja!

Reagir não é correr nem se afastar daquela “odiosa realidade”, muito menos tentar fingir que a negatividade não existe. Esse tipo de comportamento cria uma divisão de forças na mente e piora ainda mais a situação porque enfraquece e mina a disposição.

A melhor atitude é ativar o princípio que substitui imediatamente toda a negatividade por positividade. Tudo aquilo que o amedronta e aparentemente vai engoli-lo, de repente se torna valentia, calma, confiança, arrojo, audácia.

A hora da grande virada


“Desde que exista fé, é possível transformar tudo em algo valoroso e significativo. Não existem impasses para quem pratica o budismo. ‘É o daimoku! Basta recitar daimoku!’; ‘É tudo única e exclusivamente pelo kosen-rufu!’ — ter essa determinação ardente e ação apaixonada é a força que abre os caminhos na escuridão da noite” Daisaku Ikeda

Não há necessidade de fugir das dificuldades. A melhor estratégia é convertê-las em energia vital e boa sorte.

Como fazer isso? Acordando bem cedinho e recitando com entusiasmo o Nam-myoho-renge-kyo disposto a vencer, hoje, em cada tarefa. Faça essa confiança impactar cada passo ao longo do dia. O presidente Ikeda ensina:

“Enquanto viver, existirão infindáveis sofrimentos e desafios como a doença, a morte, os problemas de relacionamentos, as insatisfações por não obter aquilo que se deseja etc. Não há como fugir deles. São realidades inexoráveis da vida. A prática da fé, o daimoku, é a força que realiza infalivelmente a ‘transformação de veneno em remédio’. O sofrimento do ‘veneno’ transforma-se no remédio chamado ‘felicidade’. Os problemas transformam-se em fonte de iluminação e felicidade. Quanto maiores os problemas e sofrimentos, maior a felicidade alcançada. Essa é a força do Nam-myoho-renge-kyo e, por essa razão, quem recita Nam-myoho-renge-kyo não tem medo de nada porque não há o que temer” (BS, ed. 1.222, 17 abr. 1993, p. 4).

Infelicidade é fazer do problema diante de você fonte de desânimo, pavor, fraqueza e falta de perspectiva.


Felicidade é converter o problema numa ‘grande virada’, numa lenha seca e imensa que é “queimada” recitando Nam-myoho-renge-kyo e praticando o shakubuku.

O interessante é que quanto maior o desafio, maior a lenha e mais alta a chama. Quanto mais se avança “para cima do problema” munido de daimoku, maior o brilho da fé e mais pessoas se inspiram em você, criando uma espiral de positividade que muda vidas, muda realidades e transforma o mundo.

E, quem diria, o gatilho de tudo isso são as dificuldades. E você, querendo correr delas!

No momento crucial, proclame: “Chegou minha vez de vencer!”
“A Lei Mística da ‘transformação de veneno em remédio’ faz o grande mal tornar-se grande bem. Bodisatva da terra é quem, no momento mais difícil e crucial, emana o mais extraordinário brilho da coragem”.

Essa preciosa orientação do presidente Ikeda, explica perfeitamente este princípio budista.

Na hora mais escura, você acende a luz mais forte. O brilho ofuscante da coragem ilumina o grande mal (a escuridão fundamental) fazendo com que ela, por inteiro, se torne o grande bem (felicidade absoluta).

O ponto mais importante para o budismo é a vitória final, ou seja, o triunfo interior no momento presente.


Mesmo coisas negativas (veneno) tornam-se cura na vida de uma pessoa com forte energia vital. E mesmo situações confortáveis (remédio) podem tornar-se motivo de descuido e derrota quando não há sabedoria nem vitalidade. O presidente Ikeda orienta com clareza:

“Na verdade, não há uma distinção clara entre o veneno e o remédio, pois a mesma substância pode agir tanto como veneno quanto como remédio, dependendo da dosagem e da energia individual das pessoas que a ingerem. Há casos de remédios que são descritos como ‘venenos que curam vidas’.

De forma semelhante, não há uma diferença clara e definida entre o que agirá como veneno ou como remédio quando nos referimos às vitórias ou às derrotas da vida. Por exemplo, se triunfamos no final, tudo que experimentamos passa a ser encarado como remédio. Se somos derrotados, então tudo, até mesmo os fatores que pareciam ser remédio, se tornam veneno.

O que significa triunfar e vencer no final? Significa ser vitorioso na fé. Esta é a nossa verdadeira vitória como seres humanos. (BS, ed. 2.243, 13 set. 2014, p. B2)

O presidente Ikeda nos incentiva sobre a força da prática da fé dizendo: “A realidade da vida diária, apesar de parecer odiosa à primeira vista, torna-se um meio de demonstrar aos outros o nosso estado de buda. Os sofrimentos e os problemas nos capacitam a aprofundar nossa fé e, superando-os, a demonstrarmos a prova real do benefício da fé. Este é o significado dos princípios budistas ‘desejos mundanos são iluminação’ e ‘transformação de veneno em remédio.” (BS, ed. 1.332, 19 ago. 1995, p. 3).


Fonte:

Brasil Seikyo, ed. 2325, 28 mai. 2016, p. C2/C3
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