Analise as frases:
“Eu sou a pessoa com a maior fortuna deste mundo, pois tenho o Gohonzon em minha vida!”
“Eu possuo a boa sorte de ter o Gohonzon, então é óbvio que vencerei!”
Budista é quem tem a postura mental como as descritas nas frases acima.
As situações mudam; a vida é dinâmica. E o Gohonzon é a lei da transformação dos fenômenos e do destino.
Orar ao Gohonzon, ter gratidão e orgulho por tê-lo consagrado em casa e, ainda, lutar com entusiasmo pela ampla propagação dele são os ingredientes da felicidade absoluta.
A fé budista não é paliativa. É uma poderosa força para nunca mais tal problema aparecer. É bobagem usar estratégias próprias que apenas mudam parcialmente as coisas.
Bom mesmo é eliminar o problema para sempre:
“Ao resolver uma questão por meio de estratagemas ou manobras, certamente sofrerá novamente com o mesmo problema. Somente quando solucioná-lo por meio da fé, transformará o destino. O fundamental é direcionar sempre para o Gohonzon”, afirma o líder da SGI, Daisaku Ikeda.
Este inigualável objeto de devoção funciona para você e vai funcionar para todos. Porque cada pessoa é igualmente nobre na sua infinita capacidade de ser feliz e fazer os outros felizes. Não há exceção!
O Budismo Nichiren praticado na SGI é uma religião mundial porque põe em prática a dignidade total da vida de cada pessoa.
Desprezar e manipular mesmo que uma pessoa é o mesmo que fazer isso com a humanidade inteira.
Kosen-rufu é zelar, cuidar, capacitar e iluminar cada pessoa a nossa volta. Não há descanso enquanto houver alguém neste mundo sofrendo e inconsciente da sua nobreza.
“Orar com sinceridade e determinação ao Gohonzon tem o poder de mover absolutamente tudo”, complementa o Dr. Ikeda.
Gohonzon é a fé do buda Nichiren Daishonin. Ele, um pacifista, sofreu os atos mais desprezíveis: descaso, perseguição, discriminação, traição, exílio, sentença de morte, violência.
O cenário em torno de Daishonin era o mais desfavorável possível. Ele não tinha cargos, não fazia conchavos: era um homem íntegro portador de um juramento: “farei todas as pessoas felizes”.
Contra todas as probabilidades, Nichiren sobreviveu; e venceu. O estado de vida que permite tal vitória contra o impossível foi estampado por ele no Gohonzon.
Gohonzon é a força para confrontar os tufões do destino!
“Mesmo que esteja diante de uma situação desesperadora que pareça um muro intransponível, se confrontá-la com o daimoku ao Gohonzon, sem falta fará sua revolução humana e abrirá o caminho da transformação do destino”, encoraja Daisaku Ikeda.
Gohonzon é força contra o medo, é esperança que elimina qualquer possibilidade de derrota, é a vitória sobre a injustiça.
Ter fé no Gohonzon é manter contato direto e sem ruído com a mesma força do buda. Isso garante força e alegria de viver.
“Mesmo que as coisas não ocorram como deseja, mesmo que depare com espessas paredes, basta que ore tudo ao Gohonzon. Sem jamais fraquejar nem desanimar, continue a orar firme e resolutamente”, finaliza Ikeda.