O que significa "revolução humana"?
  • CONHEÇA O BUDISMO

O que significa "revolução humana"?

Revolução humana é vencer a si mesmo

Numa orientação destinada a jovens estudantes, o presidente da SGI, Daisaku Ikeda, disse: “A revolução humana ocorre a partir do momento em que uma pessoa passa a visualizar além de seu mundo restrito, rotineiro e comum, e se esforça para realizar algo mais grandioso, profundo e abrangente”. Ele afirma ainda: “O mundo jamais irá melhorar enquanto as pessoas — que são a força propulsora e o ímpeto que estão por trás de todos os empreendimentos — forem egoístas e insensíveis. Nesse sentido, a revolução humana é a mais fundamental de todas as revoluções, e também a mais necessária para toda a humanidade”. 


No dicionário, encontramos como significados da palavra “revolução”, entre outros: “ato ou efeito de revolver” (o que estava sereno); “modificação em qualquer ramo do pensamento humano, abandonando ideias e métodos tradicionais para adotar novas técnicas”. 

Com isso, podemos entender que “revolução humana” indica uma transformação do ser humano, uma mudança interior da vida no nível mais fundamental do ser.


O objetivo da Soka Gakkai é a concretização da paz mundial para a felicidade de toda a humanidade. Mas, para que isso se torne realidade, é necessário que cada ser humano que a compõe se transforme interiormente, deixando de lado suas diferenças e preconceitos, e eleve seu nível de vida, procurando se tornar útil à sociedade e contribuir para o bem-estar da comunidade. Essa é a nossa filosofia de vida.

A “revolução humana” é uma busca diária, momento a momento. É vencer a si mesmo e às suas fraquezas. Tornar seu “eu” melhor hoje que ontem, e melhor amanhã que hoje. No Budismo de Nichiren Daishonin, cada instante é um desafio em que “não avançar é retroceder”. O mais importante é imbuir-se de coragem e sempre desafiar as circunstâncias se baseando na recitação do daimoku.



Fonte: Brasil Seikyo, ed. 1.501, 27 mar. 1999, p. C4

TAGS:CONHEÇA O BUDISMO

• comentários •

;