Unicidade do corpo e da mente
  • CONHEÇA O BUDISMO

Unicidade do corpo e da mente

Episódio #7 da série “Conheça o Budismo” no Brasil Seikyo TV

Aprendemos no episódio #6 da série Conheça o Budismo que nós, exatamente da maneira como somos, podemos influenciar as pessoas ao nosso redor e consequentemente transformar qualquer ambiente, por meio da teoria dos Dez Fatores da Vida. Corre lá no Brasil Seikyo TV para ver esse episódio na íntegra.


Hoje vivemos na correria e temos que dar conta de inúmeras tarefas durante o nosso dia a dia, e em meio a tudo isso é um desafio manter a mente e o corpo saudáveis. Cuidar do nosso corpo parece fácil, podemos fazer isso mantendo uma boa alimentação, dormindo bem e praticando algum esporte.


Mas como podemos cuidar da nossa mente? E por que a nossa saúde mental influência o nosso corpo, assim como a saúde do corpo também tem impacto no nosso estado mental? Tudo isso pode ser explicado pelo princípio budista de Unicidade de Corpo e Mente.


A teoria mostra que apesar de parecerem duas coisas separadas, corpo e mente são unos e parte da mesma realidade.


Assista ao episódio #7 e descubra a importância de colocar esse princípio em prática na sua vida diária:



Torne sua mente sempre alegre e otimista


Daisaku Ikeda nos incentiva dizendo: “O Sutra afirma que ‘a pessoa deve tornar-se senhora de sua mente em vez de permitir que sua mente a domine’. Isso não quer dizer conduzir uma existência egoísta, mas viver com base na Lei e no kosen-rufu. Ter fé significa possuir esse espírito”


Ser mestre da mente é enriquecer de esperança seus pensamentos e sua forma de reagir. É também ser um hábil pintor que utiliza novas cores em seu caráter. É um desafio à imaginação (e ao intelecto) compreender que imersos nos momentos mais difíceis e exatamente do jeito que somos é possível imediatamente revolucionar tudo.


Um budista é, antes de tudo, otimista. Ele sabe que deve buscar dentro de si a solução de tudo. Diante da pressão do cotidiano, reage com ânimo, reconhecendo o problema e expulsando de si a negatividade. Daí, otimista, cheio de confiança e energia vital, ele enfrenta e resolve cada dificuldade. É uma “luta otimista”.


Ser escravo da sua mente é iludir-se de que não há solução, que você é menos. Ser senhor da sua mente é olhar o espelho chamado Gohonzon e “relembrar” que a força descrita no Gohonzon existe em você, vívida e real. Você tem a mesma força e sabedoria de um buda e, sim, a mesma alegria de viver e a habilidade de resolver problemas de um buda.


Ser mestre da sua mente é redirecionar seus impulsos negativos até que eles sirvam de alavanca para sua felicidade. Isso acontece quando se cultiva sabedoria e otimismo na sua mente movido pelo desejo de servir à humanidade e às pessoas. Mens sana in corpore sano, ou seja, mente sã, corpo são.


Fonte:


Brasil Seikyo, ed. 2.220, 24 mar. 2014, p. A6


TAGS:CONHEÇA O BUDISMO

• comentários •

;