A organização existe para as pessoas
  • ARTIGOS

A organização existe para as pessoas

A Soka Gakkai foi criada para aprofundarmos nossa compreensão sobre o Budismo Nichiren e compartilhar esses ideais com os outros

Discurso do presidente Ikeda adaptado do livro Diálogo sobre a Juventude, publicado em japonês em março de 1999. No livro, ele explica aos integrantes da Divisão dos Estudantes e da Divisão dos Jovens a relevância da organização para apoiar nossa prática budista.

A Soka Gakkai é uma organização que trabalha para a concretização do sublime propósito denominado kosen-rufu — em outras palavras, o sublime e nobre objetivo de consolidar a felicidade e a paz para toda a humanidade com base nos princípios e filosofia do Budismo Nichiren. Esse propósito não pode ser alcançado com os esforços de uma única pessoa isoladamente. A materialização desse ideal só é possível quando pessoas atuantes em várias esferas da sociedade se unem e se organizam como uma força coesa voltada para esse fim.


Nichiren Daishonin designou seis sacerdotes seniores, e Shakyamuni contava com seus dez principais discípulos. Esses grupos também poderiam ser considerados organizações. Tanto Daishonin como Shakyamuni criaram uma rede, ou organização, por meio da qual se empenhavam para propagar o budismo e, ao mesmo tempo, impulsionavam o desenvolvimento de seus seguidores e os apoiavam na prática budista.


A Soka Gakkai não foi criada primeiro e só depois se constituiu de pessoas. Foram as pessoas que começaram a formar vínculos entre si; esse círculo foi crescendo e originou organicamente a Soka Gakkai. Portanto, a organização existe, somente e sempre, para beneficiar pessoas, e não o contrário. Peço-lhes que jamais se esqueçam desse ponto.


Espero também que continuem sendo por toda a vida os mais leais e dedicados amigos e aliados daqueles que estão sofrendo. Gostaria que protegessem e cuidassem da Soka Gakkai — uma organização do povo e para o povo — e que a respeitassem, a apoiassem e trabalhassem em prol do desenvolvimento dela. Este é meu sincero pedido a todos vocês.


Autêntica democracia construída pelas mãos do povo

Nossa organização existe para mobilizar a benevolência humana — o desejo de ajudar e beneficiar os outros — e canalizá-la para a criação de um grande valor. Talvez possamos dizer que a Soka Gakkai seja um corpo ou organismo que se formou e foi ativada especificamente para despertar o bem fundamental que habita o coração das pessoas, e desenvolvê-lo e fortalecê-lo ainda mais. Sem a organização, não haveria coesão ou ordem em nossos esforços.


Uma organização dedicada ao bem amplifica a capacidade das pessoas para trabalhar pelo bem e promove ainda mais o crescimento delas; não desestimula o progresso das pessoas nem as desencaminha; auxilia seu autodesenvolvimento, direcionando-as no curso certo para a felicidade e aprimoramento pessoal. Esse é o propósito da existência da nossa organização. Nesse sentido, ela representa um meio, e o fim são as pessoas se tornarem felizes.


A Soka Gakkai é uma organização maravilhosa. Sem dúvida, não há um ambiente mais puro, genuíno, caloroso e belo. Por serem jovens, talvez não tenham ciência do lado cruel e repulsivo da sociedade, e quem sabe não consigam avaliar plenamente como é incrível essa organização. Entretanto, eu lhes asseguro que não existe nenhuma organização como esta.


Ela é uma grande fortaleza do povo construída mediante décadas de esforços tenazes dos nossos sinceros associados, inclusive pais e mães de muitos de vocês, suportando zombarias e insultos de indivíduos arrogantes.


Há aqueles que criticam e atacam nossa organização, mas será que eles são capazes de nos ensinar outro caminho para alcançarmos a felicidade absoluta? Com certeza não são. A Soka Gakkai é um grupo formado por pessoas que reconhecem essa verdade, encorajam-se reciprocamente a se tornarem felizes e se unem para ajudar quem está sofrendo. É um fato solene, algo realmente nobre.


A Soka Gakkai é a cristalização da autêntica democracia, construída pelas mãos do povo e para o povo. É o único grupo que se devota à ampla propagação do Budismo de Nichiren Daishonin, que atribui valor máximo à dignidade do ser humano. É o sol da esperança de toda a humanidade. Por esse motivo, o presidente Josei Toda declarava que, para ele, a organização era mais preciosa que sua própria vida. Sinto exatamente o mesmo.


Fonte: Brasil Seikyo, ed. 2.366, 8 abr. 2017, p. B3
TAGS:ARTIGOS

• comentários •

;