Acima do efêmero!
  • ARTIGOS

Acima do efêmero!

"A fase dos quarenta anos é decisiva para as mulheres. Até essa época devem lutar para assentarem, paciente e resolutamente, uma sólida base de indestrutível felicidade", cita o Dr. Ikeda

Em diálogo, o presidente Ikeda responde dúvidas das integrantes da Divisão Feminina de Jovens sobre estudo e sobre como se tornarem mulheres fortes, condutoras do próprio curso de sua vida.


Só assim [por meio do estudo] vocês podem infalivelmente avançar ao longo do grande caminho que conduz diretamente à felicidade sem serem influenciadas por suas emoções ou tendências efêmeras.


Somente as mulheres que possuem uma filosofia que lhes permite ter uma correta visão da vida, da sociedade e do universo serão capazes de abrir uma verdadeira "era das mulheres". Sem essa sólida filosofia não serão capazes de fazer contribuições duradouras para a sociedade nem levar seus familiares e aqueles ao seu redor à felicidade.


Conforme Nichiren Daishonin diz, "...e os tolos [devem ser chamados], animais", portanto, vocês não devem ser tão tolas desperdiçando sua preciosa e insubstituível juventude – um período que é tão passageiro – em coisas de pequeno valor e importância. Agir desta forma só aumentaria o sofrimento de seus pais.


Durante a juventude, é fundamental buscarem objetivos que levem ao seu crescimento e desenvolvimento. As pessoas que carecem de quaisquer objetivos concretos tendem a perder-se em questões amorosas ou ideais fúteis. Não estou querendo dizer que vocês não devam se apaixonar ou sair e se divertir. A questão que gostaria de enfatizar é que é muito fácil perder-se de vista quando se deixam levar, tornando-se obcecadas pelas suas emoções. É um caminho que conduz somente ao arrependimento e à infelicidade.


O capítulo Hoben (segundo) do Sutra do Lótus expõe o princípio de [nove fatores da vida - aparência (aquilo que pode ser visto), natureza (a disposição inerente, que não pode ser vista) e entidade (a essência da vida que permeia e integra aparência e natureza), poder é
a energia possível e influência é quando essa energia inerente é ativada. Causa interna, relação, efeito latente e efeito manifesto] e a consistência do início ao fim.


Em termos de nossa vida, a nossa juventude pode ser considerada como o "início" e os capítulos finais de nossa vida o "fim".


Mesmo que possam estar sofrendo agora, devem desafiar cada dia de sua juventude a fim de polir a si mesmas. Estudando e aprendendo, se dedicando em benefício de outras pessoas enquanto manifestam ilimitada expressão de seu potencial no campo de sua missão. Aqueles que são bem-sucedidos em seus empreendimentos irão, consequentemente, de acordo com o princípio de "consistência do início ao fim", saborear a total realização e satisfação.


A diferença entre os que vivem e os que não vivem desta forma normalmente fica aparente após os quarenta anos . A fase dos quarenta anos é decisiva para as mulheres. Até essa época devem lutar, paciente e resolutamente, para assentarem uma sólida base de indestrutível felicidade para sua vida.


Fonte: Brasil Seikyo, ed. 1.206, 9 jan. 1993, p. 3
TAGS:ARTIGOS

• comentários •

;