Louvar alegremente as pessoas do povo
  • ARTIGOS

Louvar alegremente as pessoas do povo

Não poupe incentivos para dar mais força aos que lutam

Palavras do presidente Ikeda publicadas no jornal japonês Soka Shimpo do dia 21 de novembro de 2012.


A cada obstáculo com o qual se defrontam

As ondas se tornam

Mais fortes.

Desafios, e mais desafios,

Enfrente-os com a oração invencível

Aí tremula a bandeira da vitória!


O presidente Toda [segundo presidente da Soka Gakkai] jamais perdoava a manifestação da arrogância de quem menosprezava as pessoas comuns e sinceras do povo. Ele bramia: “A verdadeira religião é aquela que salva as pessoas que estão sofrendo em meio às suas adversidades. Esse é o verdadeiro budismo”.


Uma vez que iniciou a batalha para acabar com a miséria na sociedade, então não deve jamais fraquejar ou afrouxar a potência do ataque. Deve avançar com toda a energia, de corpo e alma.


O mais importante é dedicar esforços para dar mais força a cada uma das pessoas que está lutando na linha de frente. Tome todas as providências nesse sentido.


O buda Nichiren Daishonin travou uma grande batalha do debate por toda sua vida, assim como declara nas escrituras: “Sem poupar a voz”, e “Sem poupar palavras”. A voz do povo é o que move a história.


Ao desafiar a escalada de uma grandiosa montanha, é possível que se cansem ou se sintam inseguros no meio do caminho. É nessa hora principalmente que o líder deve incentivar a todos a continuar avançando com coragem e alegria. A voz do incentivo é a mais poderosa das armas e a melhor estratégia.


O que fazer para extrair a força que cada um possui? Como fazer para cada pessoa evidenciar sua força ao máximo? É para isso que os líderes existem.


Se cada um evidenciar com grande desenvoltura o melhor de si, isso se transforma na força motriz para a vitória do kosen-rufu. O essencial é lutar sempre, fazendo do coração do mestre o seu próprio. Atuando dessa maneira, todos manifestarão extraordinária e invencível força.


Lutei fazendo do coração do meu mestre, o presidente Toda, o meu próprio coração. Por isso evidenciei uma força ilimitada. O que transforma o impossível em possível é a batalha incansável movida pelo coração da unicidade com o mestre.


Vamos descortinar com vigor o alvorecer da nova era, unidos em perfeita harmonia, com vivacidade. Nosso ponto fundamental eterno e indestrutível é o itai doshin [diferentes em corpos, unos em mente] no coração!


Fonte: 
Brasil Seikyo, ed. 2.160, 1 jan. 2013, p. A2
TAGS:ARTIGOS

• comentários •

;